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by 28 janeiro 2016 Matérias Like

O uso de bebida alcóolica possui contexto social e cultural e a população brasileira (em ambos os sexos) está bebendo com maior regularidade. É possível utilizar bebida alcóolica e manter um estilo de vida saudável e controle de peso, entretanto é importante limitar a utilização, reduzir a frequência e dose  e não associar a prática esportiva.

A ingestão moderada de até 30g de álcool\dia, não tem correlação com aumento da gordura abdominal, apenas o consumo maior do que 48g de alcool\dia de qualquer bebida alcóolica tem correlação positiva com aumento da circunferência abdominal. Ou Seja, não existe ” BARRIGA DE CERVEJA”, qualquer bebida alcóolica ingerida acima das 30 gramas acarreta acúmulo da gordura abdominal.

De acordo com a nutricionista inglesa Kathryn O’Sullivan, estudos científicos derrubaram o mito da “barriga de cerveja” quando ela é consumida com moderação. O excesso de ganho de peso e o acúmulo de gordura abdominal é consequência da ingestão excessiva de calorias, um desequilíbrio entre a ingestão e o gasto energético (maior ingestão calórica e menor gasto energético)

O consumo moderado de cerveja, 330ml para mulheres e 660ml para homens, associado à prática esportiva, alimentação equilibrada e abandono do tabagismo pode fazer parte de um estilo de vida saudável. O importante é ter MODERAÇÃO. A recomendação de ingestão de bebida alcóolica com segurança para mulheres é a metade da utilizada para homens.

Evite beber no dia anterior e logo após exercício físico ou competição. O álcool potencializa a desidratação, relaxa a musculatura e reduz a parte cognitiva.

A DIFERENÇA ENTRE O ANTÍDOTO E O VENENO É A DOSE


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Cris Perroni

Cris Perroni

Nutricionista Clínica especialista em Obesidade e Emagrecimento, Nutrição Esportiva e Performance Humana. Consultora na área de nutrição. Elaboração de Texto e Assessoria em Nutrição para o Site Eu Atleta. Nutricionista da Assessoria Esportiva de Corrida Equipe Filhos do Vento