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Fome Noturna

by 12 fevereiro 2019 Matérias 1

ūüĒįPor que nossos excessos na alimenta√ß√£o, normalmente, acontecem em casa √† noite?
√Ä noite √© o momento que relaxamos, nos ‚Äúencontramos‚ÄĚ com nossos problemas ou com o que n√£o demos conta ao longo do dia; estamos a s√≥s; temos maior disponibilidade de comida.
O ser humano por ess√™ncia era uma esp√©cie diurna, se alimentava durante o dia e descansava a noite. Essa regula√ß√£o era feita pelo ciclo circadiano (claro e escuro) e produ√ß√£o de subst√Ęncias (cortisol, serotonina, leptina …) que controlavam a ingest√£o alimentar
 
Com a vida moderna, horário de trabalho, vida social e estresse esse padrão foi modificado havendo maior dificuldade no controle da ingestão alimentar principalmente à noite. Como consequência aumento do Excesso de peso, Obesidade e Diabetes
ūüĎČOutras atitudes pioram o comportamento alimentar noturno: ficar muitas horas sem se alimentar; ingerir menos de 50% das calorias di√°rias durante o dia, guardando grandes quantidades para a noite; usar o alimento como presente ou compensa√ß√£o (‚Äúeu mere√ßo‚ÄĚ); a desorganiza√ß√£o alimentar comendo constantemente fast food (pizza, hamb√ļrguer…)
Algumas orienta√ß√Ķes para evitar o descontrole e maior ingest√£o de alimentos:
¬†‚Ė∂ÔłŹ Fa√ßa refei√ß√Ķes regulares, evite ficar muito tempo sem se alimentar. Somos mais seletivos quando n√£o comemos com tanta fome
¬†‚Ė∂ÔłŹ No lanche da tarde associe prote√≠nas √† carboidratos. As prote√≠nas possuem digest√£o e absor√ß√£o mais lenta promovendo maior saciedade
¬†‚Ė∂ÔłŹ Evite colocar travessas √† mesa, opte pelos ‚Äúempratados‚ÄĚ. Limite a por√ß√£o e evite beliscar os alimentos
¬†‚Ė∂ÔłŹInicie o jantar com saladas (folhas, tomate, cenoura e beterraba ralada, brotos, palmito…), fonte de fibras, baixa densidade energ√©tica e promovem saciedade
‚Ė∂ÔłŹD√™ prefer√™ncia √† alimentos integrais, possuem maior quantidade de fibras
‚Ė∂ÔłŹComa devagar e mastigue bem os alimentos
‚Ė∂ÔłŹ Fa√ßa o CONTROLE DO AMBIENTE: compra dos alimentos, abastecer a casa, gavetas, bolsa\ mochila. Reabaste√ßa seus estoques.
‚Ė∂ÔłŹ Organize a alimenta√ß√£o de cada dia com alimentos que al√©m da promo√ß√£o da sa√ļde promovam saciedade e prazer

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Cris Perroni

Cris Perroni

Nutricionista Clínica especialista em Obesidade e Emagrecimento, Nutrição Esportiva e Performance Humana. Consultora na área de nutrição. Elaboração de Texto e Assessoria em Nutrição para o Site Eu Atleta. Nutricionista da Assessoria Esportiva de Corrida Equipe Filhos do Vento