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Fome Noturna

by 12 fevereiro 2019 Matérias 1

🔰Por que nossos excessos na alimentação, normalmente, acontecem em casa à noite?
À noite é o momento que relaxamos, nos “encontramos” com nossos problemas ou com o que não demos conta ao longo do dia; estamos a sós; temos maior disponibilidade de comida.
O ser humano por essência era uma espécie diurna, se alimentava durante o dia e descansava a noite. Essa regulação era feita pelo ciclo circadiano (claro e escuro) e produção de substâncias (cortisol, serotonina, leptina …) que controlavam a ingestão alimentar
 
Com a vida moderna, horário de trabalho, vida social e estresse esse padrão foi modificado havendo maior dificuldade no controle da ingestão alimentar principalmente à noite. Como consequência aumento do Excesso de peso, Obesidade e Diabetes
👉Outras atitudes pioram o comportamento alimentar noturno: ficar muitas horas sem se alimentar; ingerir menos de 50% das calorias diárias durante o dia, guardando grandes quantidades para a noite; usar o alimento como presente ou compensação (“eu mereço”); a desorganização alimentar comendo constantemente fast food (pizza, hambúrguer…)
Algumas orientações para evitar o descontrole e maior ingestão de alimentos:
 ▶️ Faça refeições regulares, evite ficar muito tempo sem se alimentar. Somos mais seletivos quando não comemos com tanta fome
 ▶️ No lanche da tarde associe proteínas à carboidratos. As proteínas possuem digestão e absorção mais lenta promovendo maior saciedade
 ▶️ Evite colocar travessas à mesa, opte pelos “empratados”. Limite a porção e evite beliscar os alimentos
 ▶️Inicie o jantar com saladas (folhas, tomate, cenoura e beterraba ralada, brotos, palmito…), fonte de fibras, baixa densidade energética e promovem saciedade
▶️Dê preferência à alimentos integrais, possuem maior quantidade de fibras
▶️Coma devagar e mastigue bem os alimentos
▶️ Faça o CONTROLE DO AMBIENTE: compra dos alimentos, abastecer a casa, gavetas, bolsa\ mochila. Reabasteça seus estoques.
▶️ Organize a alimentação de cada dia com alimentos que além da promoção da saúde promovam saciedade e prazer

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Cris Perroni

Cris Perroni

Nutricionista Clínica especialista em Obesidade e Emagrecimento, Nutrição Esportiva e Performance Humana. Consultora na área de nutrição. Elaboração de Texto e Assessoria em Nutrição para o Site Eu Atleta. Nutricionista da Assessoria Esportiva de Corrida Equipe Filhos do Vento