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Açai e Juçaí sabor parecido, cor arroxeada, propriedades e forma de consumo semelhantes, mas são alimentos de origem diferentes. Devem fazer parte de um estilo de vida saudável e podem estar em programa alimentar para redução de peso desde que haja equilíbrio na forma de preparo e quantidade consumida.

São excelentes fontes de energia, grande quantidade de lipídeos, menor quantidades de carboidratos e cheios de antioxidantes. Auxiliam no combate aos radicais livres, retardam do envelhecimento precoce, estimulam o sistema imunológico, ação anti-inflamatória, efeito vasodilatador e proteção cardiovascular.

Composição Nutricional em 100g do Fruto:

Alimento Energia kcal/100g Proteína g/100g Carboidratos g/ 100g Lipídeos g/100g
Açai 152,93 7,76 1,02 13,1
Juçara 155,74 6,72 1,21 13,8

Fonte tabela: Ceplac, Cepec, Sefis

 

 

Açai:

Pertence a família Euterpe oleracea, é proveniente da região Amazônica, principalmente dos estados do Pará, Acre, Amazonas, Amapá, Tocantins e Maranhão.

Fruta rica em “gorduras boas” – ácidos graxos monoinsaturadas (60% – ômega 9 – ácido oleico) e  poliinsaturados ômega 6, proteínas, fibras, potássio, cálcio, vitamina B1, Vitamina E, antocianinas e fitoesterol.

 

 

Juçai:

Proveniente da palmeira juçara, pertence à família Arecaceae, tem como origem a Mata Atlântica nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

 

Fonte de lipídeos, rico em minerais como potássio, ferro e zinco e antocianinas (o Fruto tem cerca de 3 vezes mais antocianina que o açai)

 

Forma de Consumo:

A região Sudeste utiliza as polpas em preparações doces: “sorvetes”, sucos e iogurtes. A polpa é associada: xarope de guaraná, frutas, oleaginosas (castanha, amêndoas…), mel, whey protein e cereais. Evite a adição de leite em pó, leite condensado, paçoca… é preciso muito cuidado ao preparo para não se tornar “uma bomba calórica”.

 

Na região norte é comum ser consumido puro ou acompanhado à alimentação salgada com tapioca, farinha, peixe ou camarão.  Também é encontrado na forma de sucos, sorvetes, doces, geleias a até vinho de açaí.

 

Em que momento podem ser utilizados:

Dependerá do objetivo. Como lanche intermediário pode ser adicionado fruta, evite acrescentar xarope de guaraná e limite a porção para 200 a 300ml

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No Esporte, o uso como pré treino não é indicado por ter grande quantidade de gordura, com uma absorção mais lenta do que fontes de carboidratos.

No pós treino pode ser batido com proteína (vegetal, whey…) como repositor energético e com proteínas para recuperação muscular.

Excelente fonte de antioxidantes, ajuda a combater os radicais livres formados pelo alto consumo de oxigênio e prática esportiva.

 

 

 

 


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Cris Perroni

Cris Perroni

Nutricionista Clínica especialista em Obesidade e Emagrecimento, Nutrição Esportiva e Performance Humana. Consultora na área de nutrição. Elaboração de Texto e Assessoria em Nutrição para o Site Eu Atleta. Nutricionista da Assessoria Esportiva de Corrida Equipe Filhos do Vento