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ATENÇÃO:
👉Controle de Ganho de Peso: o quanto uma grávida pode ganhar de peso depende do peso Inicial da gravidez. – se iniciou baixo peso (IMC < 19,8kg/m2) 12,5 a 18kg – 500g/semana a partir 2o trimentre – peso normal (IMC 19,8 a 26) 11,5 a 16kg 400g/semana a partir 2o trimestre – sobrepeso (IMC 26 a 29) 7 a 11,5kg , 300g/semana a partir 2o trimestre -obesidade (IMC > 29KG/m2) 7 a 9,1kg , 200g a partir 2o trimestre
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O excesso de ganho de peso atrapalha o ambiente intra-uterino e possui correlação com prematuridade, abortos, diabetes gestacional, resistência à insulina, pré eclâmpsia e maior risco do bebê ter obesidade na infância.
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👉Maior necessidade proteica ➡️ aumento de 6 a 10g/dia a partir do 2o trimestre. Minimo ingestão de 60g proteina/dia.
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👉Prevenção de Anemia➡️ Dados no Brasil mostram uma prevalência de 12,4% a 54,7%. Ponto de corte para diagnostico no 1o e 3o trimestres Hemoglobina < 11g/dL e no 2o trimestre < 10,5g/dL e Hematocrito < 33%
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O ultimo trimestre é o maior requerimento de ferro. O bebê faz a sua reserva.
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Fontes de ferro: carne de boi, frango, peixe, gema de ovo, leguminosas (feijão, lentilha…), folhosos verde-escuro,
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Associar frutas citricas/ melancia/ morango que são fonte de vitamina C na grande refeição para potencializar absorção do ferro de folhas e leguminosas
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👉Evitar o uso de chás: o uso de chá e efeito abortivo ainda é conflitante em estudos, pois normalmente usam extratos e realizado em animais. A recomendação é evitar todos: erva-doce, espinheira-santa, erva-cidreira, camomila e boldo.
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👉Náuseas e Vômitos: os sintomas aparecem entre a 6a e até a 20a semana. Faça refeições frequentes e pequenas reduza o consumo de gorduras, fritos e cremes consumo de gengibre e alimentos “mais simples/ secos consumo de vitamina B6 – piridoxina (peixes e frutas)
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👉Adoçantes➡️ Se houver necessidade de uso de adoçantes os mais indicados são Estevia e Xilitol.
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Literatura: VITOLO, M R. Nutrição da Gestação ao Envelhecimento. Rio de Janeiro, Ed Rubio, 2008.
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Cris Perroni

Cris Perroni

Nutricionista Clínica especialista em Obesidade e Emagrecimento, Nutrição Esportiva e Performance Humana. Consultora na área de nutrição. Elaboração de Texto e Assessoria em Nutrição para o Site Eu Atleta. Nutricionista da Assessoria Esportiva de Corrida Equipe Filhos do Vento