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Quando pensamos em alimentação saudável imaginamos um prato colorido e variedade alimentar. Por quê nutricionistas insistem tanto na elaboração de um prato colorido? Quanto maior a variedade de cores, aumenta a variedade de nutrientes.

Alimentos verdes (Foto: Info Esporte)

Alimentos laranjas (Foto: Info Esporte)

Alimentos vermelhos (Foto: Info Esporte)

Alimentos roxos (Foto: Info Esporte)

Alimentos marrons (Foto: Infoesporte)

 

Funções exercidas por cada substância colorida:

Vitamina A e o betacaroteno: atuam na manutenção dos tecidos, pele e cabelos, aumentam a imunidade e melhoram a acuidade visual e visão noturna.

Vitamina C: potente antioxidante, atua no sistema imune, ajuda na cicatrização e síntese de colágeno.

Vitamina E: mais potente antioxidante, prevenindo doenças crônicas como câncer e a aterosclerose.

Fibras: favorecem o funcionamento intestinal evitando a constipação e prevenindo câncer de intestino, promovem maior saciedade e controle da glicemia.

Ferro: essencial para síntese/produção das células vermelhas do sangue e no transporte do oxigênio para todas as células do corpo.

Clorofila (pigmento carotenoide): efeito benéfico à saúde por suas propriedades antioxidantes, antimutagênicas e antigenotóxicas, reduzindo a biodisponibilidade de químicos cancerígenos e redução do odor corporal.

Vitamina K: participa da coagulação sanguínea (formação da protrombina) que nos protege de sangrar até a morte quando nos cortamos e contra hemorragias internas.

Selênio: potente antioxidante, efeito protetor contra doença cardiovascular e câncer, fortalece o sistema imunológico.

Licopeno (pigmento carotenoide): redução do risco e progressão de doenças cardiovasculares, câncer cervical e de próstata e hipertensão arterial. Alta atividade antioxidante.

Ácido fólico (vitamina B9): atua na síntese de purinas e pirimidinas do RNA e DNA e atua no metabolismo de aminoácidos.

Resveratrol: atividade anti-inflamatória, antiplaquetária, antioxidante e considerado em fitoestrógeno com importante ação em mulheres na menopausa

Antocianinas (flavonóide): propriedade antioxidante (carreadores de radicais livres) prevenção de doenças cardiovasculares, modulação da inflamação, inibição da agregação plaquetária e prevenção do câncer


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Cris Perroni

Cris Perroni

Nutricionista Clínica especialista em Obesidade e Emagrecimento, Nutrição Esportiva e Performance Humana. Consultora na área de nutrição. Elaboração de Texto e Assessoria em Nutrição para o Site Eu Atleta. Nutricionista da Assessoria Esportiva de Corrida Equipe Filhos do Vento