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🔰Alguns alimentos e substâncias melhoram o foco 👀, estimulam a memória, raciocínio e concentração. Fundamental para o trabalho, estudo e prática esportiva.

🔘Carboidratos ➡️ fonte básica de energia, combustível cerebral, melhora a concentração. Dê preferência a cereais integrais, promovem menor pico insulínico e mantém melhor a glicemia.

🔘Cafeína ➡️ Redução da fadiga mental e ativação o sistema de alerta. Estudos realizados com operações militares observaram melhora do estado de alerta e vigilância durante períodos de privação de sono.

Redução da percepção ao esforço e a fadiga, mantendo o atleta por mais tempo na prática esportiva.

Pode ser encontrada em suplementos cápsula e alimentos como café, chá preto e verde, chimarrão, mate, guaraná natural

🔘Taurina ➡️ Aminoácido não essencial sintetizado no Fígado e no Cérebro a partir dos aminoácidos cisteína e metionina.

Exerce efeitos neuromoduladores no sistema nervoso central, ação antioxidante, anti-inflamatória.

Está presente nos alimentos: leite e derivados, carne bovina, carne de porco, peixes, frango e frutos do mar.

🔘Ômega 3 ➡️ Potente ação antioxidante, importante para redução de radicais livres, melhora concentração, memória e performance cerebral, sendo indicado no tratamento da depressão, demência e Alzheimer (prevenção e tratamento).

Pode ser encontrado em peixes de água salgada como sardinha, arenque, cavala, atum, salmão, bacalhau; chia, Linhaça, Castanha do Pará, nozes e amêndoas.

🔘Colina ➡️ vitamina do complexo B precursora da acetilcolina, neurotransmissor responsável pela manutenção da memória; auxilia na formação da esfingomielina – substância formadora da bainha de mielina que envolve os neurônios cerebrais, fundamental para transmissão do impulso nervoso.
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– Presente em grande quantidade no leite materno, na gema do ovo, soja, leite e derivados, carne de boi, carne de porco, gérmen de trigo e farelo de trigo


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Cris Perroni

Cris Perroni

Nutricionista Clínica especialista em Obesidade e Emagrecimento, Nutrição Esportiva e Performance Humana. Consultora na área de nutrição. Elaboração de Texto e Assessoria em Nutrição para o Site Eu Atleta. Nutricionista da Assessoria Esportiva de Corrida Equipe Filhos do Vento