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ALIMENTOS QUE DEVEMOS INGERIR PARA MELHORAR A QUALIDADE DO SONO E REDUZIR A ANSIEDADE NOTURNA

Eles regulam o sono, o humor e a capacidade de aprendizagem. Indivíduos com depressão apresentam, geralmente, baixos níveis deste neurotransmissor. Baixos níveis de serotonina estão relacionados à maior vontade de comer doces e carboidratos. Portanto, é fundamental ingerir alimentos que estimulam a produção de Serotonina, responsável pela sensação de bem estar, otimismo e prazer.

Nutrientes que estimulam produção de serotonina:

Triprofano: aminoácido precursor da serotonina. Principais fontes: carne, frango, peixe, ovo, leite, queijos, banana, aveia, abacate, castanha, amendoim, amêndoas, nozes

-Ácido Fólico:  folhas de cor verde escuro, leguminosas (feijão, soja, grão de bico, ervilha), germen de trigo, aspargo, laranja e abacate.

-Vitamina B 6 – piridoxina: germen de trigo, banana, leite, feijão, batata, lentilha, aveia, abacate, nozes, Batata inglesa

-Magnésio: leguminosas (soja feijão, grão de bico, lentilha), ostras, leite, arroz integral, salmão, aveia, abacate, nozes

A alimentação noturna contendo carboidratos é importante para a conversão de triptofano a serotonina no cérebro, com maior quantidade de carboidratos melhor é a disponibilidade de triptofano para área cerebral.

Reduzir alimentos que aumentam a ansiedade, evite cafeína a noite: café, mate, chá verde, refrigerantes. São estimulantes podendo afetar o sono, causando ansiedade e aumentando as chances de comer.

Evite alimentos de difícil digestibilidade ou comer em grande quantidade: alimentos ricos em gorduras, excesso de carne vermelha e grandes porções de alimentos, pois tornam a digestão mais difícil e mais lenta dificultando e piorando a qualidade do sono.

Utilize Chá de melissa, camomila ou maracujá, ajudam a relaxar

 

 

 

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Cris Perroni

Cris Perroni

Especialista em Nutrição Clínica, Nutrição Esportiva, Performance Humana e Emagrecimento. Trabalha com consultoria e assessoria na área de nutrição. Elaboração de Texto e Assessoria em Nutrição para o Site Eu Atleta. Nutricionista da Assessoria Esportiva de Corrida Equipe Filhos do Vento