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Alimentos que estimulam o sistema imunológico

1)Vegetais verde escuros (espinafre, bertalha, brócolis, agrião, couve…): Fonte de fibras, betacaroteno, ferro, ácido fólico.

Favorecem o funcionamento intestinal, estimulam formação de glóbulos brancos (ácido fólico) que são células de defesa, aumentam a produção e renovação dos glóbulos vermelhos (ferro), transporte de oxigênio e atuam no metabolismo celular.

2) Frutas e legumes avermelhados (morango, tomate, cereja, berrys, goiaba): excelente fonte de vitamina C, licopeno, antocianinas e ácido elágico. Propriedades antioxidante, cardioprotetoras e estimulante do sistema imunológico.

3) Frutas e legumes alaranjados (Mamão, cenoura, damasco): rico em pigmento carotenoide, vitamina A e vitamina C. Atuam na manutenção dos tecidos, pele e cabelos, aumentam a imunidade, defesa antioxidante e melhoram a acuidade visual e visão noturna.

4) Frutas cítricas (Laranja, Limão, Acerola): fonte de vitamina C, fibras e flavonoides. Ação antioxidante e antiinflamatória.

5) Alimentos arroxeados (Uva roxa, ameixa, mirtilo, jabuticaba): fonte de antocianina e resveratrol. Possuem propriedades anti inflamatórias, antioxidante, antifúngicas e cardioprotetoras.

6) Castanha do Pará e Nozes: fonte de selênio, vitamina E, ômega 3 . Potente ação antioxidante no combate dos radicais livres e retardam o envelhecimento celular

7) Iogurtes naturais: fonte de vitamina A e enriquecidos com probióticos. Os probióticos, microorganismos vivos, estimulam a multiplicação de bactérias benéficas, responsáveis pela redução de bactérias patogênicas prejudiciais à saúde. Equilibram a flora intestinal e atuam no sistema imunológico

8) Linhaça: fonte de ômega 3, isoflavonas e fibras. Ação antioxidante atuando na redução dos radicais livres, contribuição para função intestinal e promoção de saciedade

9) Aveia: fonte de fibras solúveis (Betaglucanas), vitamina E e zinco. Possui propriedade antioxidante, melhora o funcionamento intestinal, retarda a absorção de glicose promovendo menor pico insulínico e ajuda a reduzir o colesterol no soro sanguíneo.

10) Alho: fonte do fitoquímico  alicina. Possui ação antifúngica, anti inflamatória, antioxidante e hipotensora.

11) Mel: anti-inflamatório, melhora a imunologia, expectorante, fonte de energia e prebióticos que favorecem o funcionamento intestinal e estimulam proliferação de bactérias benéficas intestinais.

12) Gengibre: fonte de vitamina C e B6 (piridoxina), possui propriedade anti inflamatória e antioxidante.

13) Água: uma das suas funções é a defesa do organismo contra microrganismos que entram através do trato gastrintestinal e respiratório, realizada por anticorpos, principalmente pelas Imunoglobulinas tipo A (IgA), que estão presentes principalmente na saliva. Ingestão de 35 a 40ml água/kg de peso.

 

 

 

 


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Cris Perroni

Cris Perroni

Nutricionista Clínica especialista em Obesidade e Emagrecimento, Nutrição Esportiva e Performance Humana. Consultora na área de nutrição. Elaboração de Texto e Assessoria em Nutrição para o Site Eu Atleta. Nutricionista da Assessoria Esportiva de Corrida Equipe Filhos do Vento