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Nutrição é inclusão de alimentos, precisa ter variedade e colorido!
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🔰Quanto maior a variedade de cores e diversidade de grupos alimentares:
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 maior a chance de atender as recomendaçõs de carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerias, fitoquímicos e fibras
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Menor risco de Sensibilidade alimentar
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Maior adesão a “dieta”
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Mais prazer
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Menor monotonia alimentar
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🔰Principais substâncias presentes em cada cor:
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👉Alimentos verde escuros: espinafre, brócolis, alface, agrião, couve. Fonte de fibras, betacaroteno, ferro, ácido fólico, vitamina K e clorofila.
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👉Alimentos alaranjados: mamão, caju, damasco, caqui. Fontes de betacaroteno (pré vitamina A), vitamina A e vitamina C.
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👉Alimentos vermelhos: morango, tomate, cereja, melancia, goiaba. Fontes de licopeno, antocianinas e vitamina C.
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👉Alimentos roxos: Uva roxa, ameixa, mirtilo, jabuticaba, açaí, beringela. Fontes de antocianina e resveratrol.
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👉Alimentos Marrons: Nozes, castanhas, cevada, centeio, leguminosas (grão de bico, feijão, lentilha, soja), cereais integrais. Fontes de selênio, vitamina E e vitaminas do complexo B.
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Cris Perroni

Cris Perroni

Nutricionista Clínica especialista em Obesidade e Emagrecimento, Nutrição Esportiva e Performance Humana. Consultora na área de nutrição. Elaboração de Texto e Assessoria em Nutrição para o Site Eu Atleta. Nutricionista da Assessoria Esportiva de Corrida Equipe Filhos do Vento