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Cápsula de Eletrólitos, muito conhecida como “cápsula de sal”, são compostas por minerais/eletrólitos como Sódio, Potássio, Cloro, Magnésio e Fósforo
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Importantes para contração muscular, utilizadas para prevenção de cãibras, prevenção de hiponatremia (sódio sanguíneo abaixo de 135 mmol/litro) e reposição de eletrólitos perdidos pelo suor (sódio em maior quantidade, cloro e potássio)
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Utilizada em treinos acima de 1 hora, para atletas com alta taxa de sudorese e em atividades de alta intensidade. É normalmente utilizada 1 cápsula a cada 1 hora de exercício.
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Não é a mesma coisa que “sachê de sal” de cozinha – Cloreto de Sódio

De acordo com o American College of Sports Medicine, em exercícios acima de 1 hora, a ingestão de líquidos deve ser 400 a 800ml água/hora ou 1 litro água /kg perdido e 👉 reposição de 300 a 600mg sódio/hora
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Segundo consenso de recomendações para treinamento e competições em ambientes quentes, publicado pela British Journal of Sports Medicine (BJSM) em 2015 durante os exercícios que durem mais que 1 hora, os atletas devem buscar consumir 500 a 700mg de sódio/L .
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Uma dica é levar as cápsulas em sacos plásticos de “sacolé” (dar um nó entre as cápsulas) , pois estouram em contato com água/suor
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EX: Marca EXCEED EXTRA SALT
1 cápsula contém: 368mg sodio/ 80mg magnésio/ 26mg fósforo/31mg potassio/ 338mg cloro.
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A redução de 2 a 3 % do peso corporal aumenta a percepção ao esforço e reduz a performance.
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As taxas de sudorese variam durante o exercício de 0,3 a 2,4L/h, dependendo da intensidade do exercício, duração, condicionamento, aclimatação ao calor, altitude e outras condições ambientais (calor, umidade, etc.). Indivíduos maiores geralmente tem maior perda de suor.

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A reposição inadequada de liquidos e eletrólitos (principalmente Sódio) pode acarretar desidratação , cãibras, redução do desempenho, maior percepção ao esforço e risco à saúde.
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Suplementos devem ser utilizados com prescrição de profissionais habilitados. Levando em conta a alimentação, estratégias em treino ou prova’, saude.
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Cris Perroni

Cris Perroni

Nutricionista Clínica especialista em Obesidade e Emagrecimento, Nutrição Esportiva e Performance Humana. Consultora na área de nutrição. Elaboração de Texto e Assessoria em Nutrição para o Site Eu Atleta. Nutricionista da Assessoria Esportiva de Corrida Equipe Filhos do Vento