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È crescente o consumo de cerveja em todo mundo.  Inúmeros estudos científicos estão sendo realizados para avaliar a sua composição nutricional e ação sobre à saúde.

Composta por água, malte de cevada ou outros cereais, lúpulo e levedura de cerveja. Existe grande variedade de cervejas, diversificando a matéria-prima (tipo de cereal), processo de fabricação, composição e teor alcóolico. Contém diversas vitaminas e fibras.

Estudos mostram que a cerveja possui compostos antioxidantes semelhantes ao vinho, são mais de 60 tipos de compostos fenólicos entre eles os flavonoides, a quercetina e as isohumulonas.

 A associação de várias substâncias como ácidos fenólicos, flavonoides, álcool e lúpulo contidos parecem proporcionar efeitos benéficos à saúde. O consumo moderado, uma dose de 350ml ao dia para mulheres e duas  700ml para homens, está associado à proteção cardiovascular

    Segundo a pesquisadora Rosa Lamuela (Universidade de Barcelona) a cerveja contém mais de 70 tipos de compostos polifenóicos (flavonoides: catequinas e epicatequinas) onde 70 a 80% são provenientes do malte e 20 a 30% do lúpulo. Possuem ação antioxidante e anti–inflamatória, oferecendo efeitos benéficos na redução do risco de doenças cardiovasculares, na pressão arterial, lipídeos séricos, resistência à insulina e marcadores inflamatórios.

 

CONTROLE DE PESO E ACÚMULO NA GORDURA ABDOMINAL:

De acordo com a Dra Kathryn O’Sullivan (Nutricionista Inglesa) estudos científicos derrubaram o mito da “barriga de cerveja” quando é consumida com moderação. A ingestão moderada de até 30g de álcool/ dia, não tem correlação com aumento da gordura abdominal, apenas o consumo maior do que 48g de álcool/ dia de qualquer bebida alcóolica tem correlação positiva com aumento da circunferência abdominal.

 O excesso de ganho de peso é consequência da ingestão excessiva de calorias, um desequilíbrio entre a ingestão energética e o gasto energético (maior ingestão calórica e menor gasto energético). Precisa estar “contabilizada” na sua dieta. Faça melhores escolhas das preparações/ petiscos que irá acompanhar. Evite frituras, alimentos cremosos e gratinados, possuem alta densidade energética

NA PRÁTICA ESPORTIVA: o álcool pode agravar a desidratação, reduzir a performance e a recuperação muscular.

 

O consumo de cerveja é contraindicado:

– indivíduos que fazem uso de antidepressivos e ansiolíticos;
– indivíduos com ácido úrico elevado ou com gota;
– indivíduos com doença celíacadiabetesdoenças hepáticasgestantes e com triglicerídeos elevados.

 

Os ingestão moderada de cerveja, associada à prática esportiva, alimentação equilibrada pode fazer parte de um estilo de vida saudável.

 

Comparação das Bebidas alcoólicas em relação ao volume e quantidade de álcool em gramas

 

Bebida Volume Teor alcóolico Quantidade de álcool Gramas de álcool
Vinho 150ml 12% 18ml 14,4g
Cerveja 350ml 5% 17,5ml 14g
Destilado 50ml 40% 20ml 16g

 

Quantidade de álcool= volume X teor alcóolico

A quantidade de álcool em gramas é obtida a partir da multiplicação do volume de álcool contido na bebida pela densidade do álcool, onde d=0,8.

O aumento da circunferência abdominal e do Índice de massa corporal (IMC) está relacionado ao consumo excessivo de qualquer tipo de bebida alcóolica. 


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Cris Perroni

Cris Perroni

Nutricionista Clínica especialista em Obesidade e Emagrecimento, Nutrição Esportiva e Performance Humana. Consultora na área de nutrição. Elaboração de Texto e Assessoria em Nutrição para o Site Eu Atleta. Nutricionista da Assessoria Esportiva de Corrida Equipe Filhos do Vento