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As festas juninas acontecem durante todo o mês de junho, mas as comemorações se estendem até o fim de Julho. Danças, músicas, roupas, brincadeiras e alimentos típicos estão relacionados ao nosso folclore, religião, cultura e crenças populares. As comemorações acontecem em todo Brasil, e a alimentação nas festas reúnem pratos típicos e adaptações de cada região do Brasil utilizando ingredientes como milho, coco, abóbora, amendoim, pinhão, aipim, batata doce, entre outros. Veja alguns exemplos de preparações:

– Salgadas: caldo verde, caldinho de feijão, sopa de ervilha, pinhão, espiga de milho, tapioca, cachorro quente, churrasquinho, salsichão, queijo coalho, pinhão, amendoim, pipoca, batata doce assada, aipim cozido.

– Doces: canjica, arroz doce, maçã do amor, doce de abóbora, cuscuz, bolo de fubá, bolo de aipim com coco, pé de moleque, curau, pamonha, churros, paçoca, cocada.

10 dicas para participar das comemorações com segurança e sem perder o controle:

Alimentação reúne, tem simbolismo, mostra a cultura e história de um povo e gera muito prazer. Por isso, não coma com culpa.

  1. É preciso negociar e moderar a ingestão. Sem exageros ou sensação de perda de controle
  2. Organize o dia do evento, mantendo a alimentação equilibrada nas demais refeições
  3. Observe as condições de higiene do local e do pessoal, armazenamento e exposição dos alimentos, para que não haja risco de contaminação alimentar
  4. Escolha preparações que lhe dão prazer, coma devagar saboreando os alimentos e limite as porções. Evite aquela sensação de “estar cheio”. Não é uma saída da dieta que colocará tudo a perder
  5. Dependendo do horário da festa, troque por uma refeição (exemplo: almoço ou jantar)
  6. Faça escolhas melhores, evitando alimentos com alta densidade energética como frituras ou alimentos gordurosos (sopas ou recheios com carnes “gordas” como paio e linguiça, molhos cremosos)
  7. Na elaboração das receitas substitua o açúcar refinado por edulcorantes naturais como a Estévia e o Xilitol
  8. Receitas elaboradas com leite de vaca podem ser substituídas por leites vegetais como soja, castanha, arroz, coco e amêndoa
  9. Depois da festa retome o programa alimentar e não leve “comidinhas” para casa
  10. Mantenha seus treinos em dia, irá colaborar para manter a balança em equilíbrio

Entre os alimentos salgados de menor densidade energética estão espiga de milho (sem manteiga), caldinho de feijão (sem torresmo), pipoca, churrasquinho, batata doce assada, aipim cozido, pinhão, sanduiche de filé\carne assada\lombinho e cachorro quente. Todas as preparações doces possuem alta densidade energética, portanto escolha a que mais gosta e como devagar, saboreando e em pequena porção.

Valor calórico de algumas preparações:

Alimento Quilocalorias (kcal)
Salsichão (120g) 300kcal
Queijo Coalho (100g) 300kcal
Churrasquinho (100g) 200kcal
Espiga de Milho (sem manteiga) 140kcal
Pinhão (100g) 170kcal
Canjica com leite condensado (200ml) 350kcal
Bolo de Fubá (100g) 340kcal
Doce de abóbora com coco (100g) 200kcal

Confira três receitas lights para sua festa junina:

Receita de canjica (Foto: Eu Atleta)

Modo de preparo: deixe a canjica de molho por 12 horas. Cozinhe em panela de pressão com duas xícaras de água, canela e cravo por 30 minutos. Após cozinhar, acrescente o leite, o amido e o adoçante e deixe ferver para engrossar um pouco. Mexa ocasionalmente para não grudar. Adicione o leite de coco light até levantar fervura. Retire do fogo e acrescente a canela.

Receita de curau (Foto: Eu Atleta)

Modo de preparo: bater todos os ingredientes no liquidificador, com exceção do fermento em pó, até ficar uma mistura homogênea. Adicionar o fermento e bater levemente até misturar. Colocar em uma assadeira untada com óleo de coco e fubá e assar em forno médio por cerca de 40 minutos, até ficar firme. Polvilhe canela em pó e leve a geladeira. Sirva gelado.

Receita de fubá (Foto: Esporte Arte)

Modo de preparo: separe as claras da gema e bate-as em neve. Em uma batedeira, misture as gemas com o açúcar até se obter um creme. Em seguida, adicione o fubá e o óleo de coco, misturando novamente. Incorpore delicadamente as claras em neve, o coco fresco e, por último, o bicarbonato. Coloque em uma forma untada e enfarinhada e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 40 minutos ou até que o bolo de fubá fique assado.


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Cris Perroni

Cris Perroni

Nutricionista Clínica especialista em Obesidade e Emagrecimento, Nutrição Esportiva e Performance Humana. Consultora na área de nutrição. Elaboração de Texto e Assessoria em Nutrição para o Site Eu Atleta. Nutricionista da Assessoria Esportiva de Corrida Equipe Filhos do Vento