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Este final de semana começa oficialmente o Carnaval, é preciso cuidado redobrado com a saúde para enfrentar a Maratona de blocos, desfiles de Escolas de Samba e Trios Elétricos. Com o calor intenso, suor excessivo e gasto de energia durante a folia é preciso atenção com alimentação e hidratação. Contaminação alimentar, desidratação e hipoglicemia são situações fáceis de ocorrer nos dia de Carnaval.

Os blocos e trios elétricos começam logo cedo, sendo fundamental organizar a alimentação para os horários dos eventos e negociar escolhas mais saudáveis para não perder o controle.

* Dicas para ter energia e saúde para pular o Carnaval:

– Comece com um bom café da manhã: leite ou iogurte, frutas ou sucos de frutas, sanduíche/ tapioca recheados com proteína (queijos magros, tofu ou ovo), bolo integral. Acrescente 1 colher de sopa de semente de chia / linhaça/ aveia e 2 castanhas do Pará.

– Hidrate-se: aumente a ingestão de líquidos durante o dia, beba em torno de 3 litros de água.

– Para reidratar: utilize água de coco, sucos de frutas e até mesmo bebidas esportivas (Gatorade, Powerade, i9).

– Quando ingerir bebida alcóolica intercale água. Bebida alcoólica deve ser utilizada com moderação pela sua elevada densidade calórica e demais efeitos colaterais;
– Coma a cada três horas fazendo pequenos lanchinhos entre as refeições.

– Lanchinhos que podem ser levados na bolsa: frutas secas/desidratadas, mix de nuts e frutas secas, barras de cereais ou biscoitos integrais assados

– Sugestões de petiscos na “rua”: pipoca, biscoito de polvilho, picolé de fruta, espiga de milho, Esfiha, Pastel de forno integral, sanduíches de pão com proteína ( filé, rosbife, carne assada, frios ou queijos magros), churrasquinho, filé aperitivo.

-Cuidado com a procedência dos alimentos e higiene dos locais!

– Evite alimentos fritos, gordurosos e cremosos. Com a elevada temperatura e exposição ao sol os alimentos se deterioram com muita facilidade aumentando o risco de contaminação alimentar;

– Ficar muitas horas sem se alimentar e o uso excessivo de bebida alcoólica podem oferecer riscos à sua saúde como hipoglicemia e desidratação.

 

Com o fim do Carnaval retome a rotina alimentar, organização da dieta e prática de exercício físico


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Cris Perroni

Cris Perroni

Nutricionista Clínica especialista em Obesidade e Emagrecimento, Nutrição Esportiva e Performance Humana. Consultora na área de nutrição. Elaboração de Texto e Assessoria em Nutrição para o Site Eu Atleta. Nutricionista da Assessoria Esportiva de Corrida Equipe Filhos do Vento