Up

Nesta quinta-feira, 1º de março, começa a corrida em etapas El Origen, que está na sétima edição. Serão três dias consecutivos de uma “prova de corrida trail” na Cordilheira dos Andes, e este ano com três distâncias 30km, 50km e 100km, categoria solo ou dupla. Desta vez o desafio será ainda maior, pois a prova acontecerá no Aconcágua, com base no Hotel Portillo, a 2800m e chegando até 4000m. Esta edição será realizada entre o Chile (Aconcágua) e a Argentina (Hotel Portillo), com a participação de cerca de 800 corredores e a “invasão” de 140 brasileiros.

O percurso passará por grandes vales, cristas de montanhas, ravinas, trilhas de mulas e a velha estrada de ferro transandina. Teremos contato com picos nevados e geleiras, a imponente vista do Cerro Aconcágua e do Cerro Tolosa, Passaremos pelo Cristo Redentor de Los Andes, Ponte del Inca, Ponte Durazno, Geleira Juncal e Lagoa do Inca.

A equipe do Eu Atleta estará presente em mais uma edição. Vou correr os 100 km e nossa editora Carla Gomes irá correr e conferir de perto tudo o que acontece dentro da prova, momentos de relaxamento dos corredores, contar histórias e gravar lindas imagens.

Na estrutura de Portillo existe a opção de acampamento, dormitórios compartilhados por quatro pessoas e quartos no hotel. A prova inclui três refeições: café da manhã, almoço e jantar, massagens, confraternização e troca de experiências, com projeção de vídeos e fotos a cada noite.

Não existem mercados ou lojas próximas ao local, portanto é preciso levar lanchinhos para comer entre as refeições.

Veja os equipamentos obrigatórios para a corrida:

– Camisa oficial por cima de qualquer roupa (fornecido pela organização)
– Número de competidor (também fornecido pela organização)
– 1 mochila
– 1 casaco impermeável – Anorak
– 1 fleece
– segunda pele
– 1 par de óculos de sol
– cobertor térmico
– 1 par de calça comprida
– 1 par de luvas
– 1 kit de primeiros socorros
– 1 celular
– 1 apito (não de festas)
– 1 lanterna frontal
– 1 capacete

Como deve ser a alimentação:

É preciso organização dos equipamentos e alimentos que serão usados em cada etapa. A mochila chega a pesar 4kg. Se alimentar é uma grande dificuldade durante provas de longa duração. É preciso experimentar tudo nos treinos e treinar estômago e intestino a receber alimentos e suplementos. A alimentação deve ser prazerosa. Muitos atletas alternam suplementos (gel, jujuba, wafer de carboidratos) e alimentos como frutas desidratadas, frutas frescas, doces, biscoitos, bananada, sanduíches, mix de nuts (castanhas, nozes, amendoim), chocolate. Os alimentos devem ser fáceis de carregar, prazerosos e não devem estragar em temperatura ambiente.

Durante o percurso existem as “picadas”, postos de reabastecimento de água, bebida esportiva e comidinhas. Após cada etapa da corrida tem almoço e massagens. É preciso descansar o corpo e preparar todo equipamento para o dia seguinte. A fase de recuperação é fundamental em corrida em etapas. Se alimentar bem para repor energia, glicogênio (muscular e hepático), macro e micronutrientes e se hidratar. Se hidratar muito, pois um dos maiores risco na altitude é a desidratação.

Na altitude é muito comum redução de apetite, consumo deficiente de energia, perda de massa corporal (perda de peso), depleção das reservas de glicogênio muscular e desidratação. Uma forma de avaliar a hidratação é através do monitoramento da cor da urina. O organismo deve produzir urina de cor amarelo-pálida (clara), se a urina apresentar-se concentrada e escura é um indicativo de desidratação. Consuma de 3 a 5 litros de água diariamente.

Em atividades de longa duração, a reposição de carboidratos pode chegar entre 60g a 90g de por hora. Na altitude preconiza-se a ingestão de 1,2 a 1,8g de proteínas/kg de peso. Como a proteína é difícil de ser transportada, podem ser utilizados suplementos como: shake proteico na forma de pó, barra de proteínas, sanduíches com recheios proteicos, blends de aminoácidos, produtos formulados com maior conteúdo proteico.

Tudo preparado, treinos finalizados, é hora de curtir a prova e o deslumbrante visual. Teremos muitas imagens e histórias para contar! Fique ligado!


ABOUT THE AUTHOR
Cris Perroni

Cris Perroni

ESpecialista em Nutrição Clínica, Nutrição Esportiva, Performance Humana e Emagrecimento. Trabalha com consultoria e assessoria na área de nutrição. Elaboração de Texto e Assessoria em Nutrição para o Site Eu Atleta. Nutricionista da Assessoria Esportiva de Corrida Equipe Filhos do Vento