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O caldo de cana, aquele que faz sucesso nas feiras livres, pode ser um grande aliado ao treino nosso de cada dia. Além de barato, é altamente energético, hidratante, excelente fonte de sacarose e não contém proteínas ou gorduras. Excelente fonte de minerais e vitaminas como ferro, sódio, cobre, cálcio, fósforo, manganês, potássio, assim como vitaminas do complexo B e vitamina C, a bebida pode ser usada tanto antes, para dar energia, como depois do exercício, no lugar de uma bebida esportiva ou substituir os sachês de gel de carboidratos. Mas, não se anime. Para equivaler a um gel, que apresenta 20g de carboidratos, o consumo deve ser de apenas 100ml de caldo de cana.

O caldo de cana é muito concentrado e tomar 300ml pode causar desconforto gástrico e diarreia. Além disso, não deve ser usado por diabéticos.

Extraído através do processo de moagem da cana de açúcar, composta de água e sacarose, o caldo de cana, também conhecido como garapa, é um produto de fácil acesso, já que o Brasil é o maior produtor de cana do mundo. Dele também são obtidos o melado e o açúcar mascavo. Segundo especialistas, é necessário consumir de 30g a 60g de carboidratos por cada hora de exercícios e, usar repositores naturais é sempre uma boa pedida.

As propriedades do caldo de cana como combustível para o corpo já foi tema de uma pesquisa da Universidade Estadual de Campinas que acompanhou a rotina do time da Ponte Preta. Os pesquisadores analisaram o nível de ureia, indicador de perda muscular, no sangue dos atletas logo após os treinos. Os resultados mostraram que ao substituir os suplementos energéticos industrializados por garapa ao fim de cada treino, os índices de ureia no sangue dos atletas diminuíram. Eles passaram a ser capazes de correr mais, com menor perda de musculatura.

Comparação da Composição Nutricional do Caldo de Cana, Água de Coco, Gatorade, Gel de Carboidrato e Maltodextrina em pó

 

Alimento Quantidade Valor calórico Carboidratos

(g)

Proteínas

(g)

Lipídeos

(g)

Caldo de Cana 200ml 146 36,4
Água de Coco 200ml 39,12 7,44 1,44 0,4
Gatorade

 

200ml 48 12
Gel de Carboidrato

(Exceed Chocolate)

30 g

(1 unid)

84 21
Maltodextrina

(DNA abacaxi

40g (2 col sopa pó) 144 36

 

 

Leitura:

NOGUEIRA, F. S. e colaboradores. Minerais em melados e em Caldos de Cana. Revista Ciência e Tecnologia de Alimentos. Campinas. Out – Dez. 2009.


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Cris Perroni

Cris Perroni

Nutricionista Clínica especialista em Obesidade e Emagrecimento, Nutrição Esportiva e Performance Humana. Consultora na área de nutrição. Elaboração de Texto e Assessoria em Nutrição para o Site Eu Atleta. Nutricionista da Assessoria Esportiva de Corrida Equipe Filhos do Vento