Quando o assunto é emagrecimento, todo mundo tem uma dica ou dieta para passar adiante. Certamente você conhece alguém que tenha o hábito de tomar água morna com limão diariamente me jejum. O objetivo seria ativar o metabolismo para que ele funcione melhor ao longo do dia. Mas isso dá certo? Existe alguma base científica que comprove a eficácia do limão para este fim? Para descobrir, consultamos a nutricionista Cristiane Perroni para falar sobre a fruta e suas funções, sejam elas reais ou mitos.
– O limão é excelente fonte de carboidratos, vitamina C e minerais como cálcio, magnésio, potássio e fósforo. Por exemplo, limonada e água com gás com limão espremido são indicados como substituição a refrigerantes nas grandes refeições. Outra propriedade do limão, por ser fonte de ácido ascórbico, potente antioxidante, é ser adicionado a preparações ou frutas (maçã cortada, salada de frutas) para aumentar o tempo de vida e preservar a cor das frutas – afirmou a nutricionista.
Mas e em relação ao emagrecimento? Tomar limão em jejum é verdade ou mito?
– Não existem alimentos ou medicamentos emagrecedores. Não há algo que possamos ingerir e que sem esforço algum vá reduzir a gordura corporal. A redução de peso ocorre quando conseguimos realizar um “balanço energético negativo”, ou seja, ingerimos menos calorias e/ou aumentamos o gasto energético em atividades do dia a dia e na prática esportiva. Uma equação matemática. Portanto, tomar água quente com limão em jejum ou limão em qualquer momento do dia não emagrece – garantiu Cris Perroni.
No entanto, segundo ela, esse hábito de tomar água morna com limão pela manhã não é totalmente sem função.
Além disso, o limão, como dito acima, é excelente fonte de vitamina C e, por isso, exerce várias funções importantes no nosso organismo. Confira algumas:
– Participa de diversos processos metabólicos como a síntese de colágeno
– Aumenta a absorção do ferro não-heme (origem vegetal: feijão, lentilha, espinafre, couve…) ao ser utilizado na grande refeição, prevenindo a anemia.
– Age como antioxidante, combatendo os radicais livres e nutre as células
– Atua no sistema imunológico
– Ajuda na cicatrização, fraturas, contusões e sangramento de gengivas.
O limão ainda ajuda no controle da acidez estomacal e, por conter potássio, contribui para aumentar a proporção desse nutriente na nossa dieta.
Confira abaixo a composição nutricional do limão Tahiti (100g):
Energia – 32kcal
Carboidratos – 11,1g
Proteínas – 0,9g
Lipídeos – 0,1g
Fibras – 1,2g
Cálcio – 51mg
Magnésio – 10mg
Potássio – 128mg
Vitamina C – 38,2mg
Sódio – 1g
Fósforo – 24mg
Literatura:
Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos (TACO) – 4ª edição revisada e ampliada. Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação – NEPA Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Campinas, São Paulo, 2011.
SCHWALFENBERG, G. K. The alkaline diet: Is there evidence that an alkaline pH diet benefits health? Journal of Environmental and Public Health, v. 2012, p. 1-7, 2011