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O ser humano precisa manter a temperatura corporal central próxima de 37oC para conservar as funções metabólicas. O processo de termorregulação é semelhante em homens e mulheres, menor no idoso e tem diferenças dependendo da composição corporal, porque quanto maior a camada adiposa, maior o isolamento térmico. Em resposta ao frio temos aumento da taxa metabólica, tremores, vasoconstrição e piloereção.

O gasto energético total é composto por: Gasto energético em repouso, Termogênese adaptativa (Efeito térmico do alimento e a termogênese induzida pelo frio) e o efeito térmico da atividade (atividade diária e exercício físico).

A termogênese induzida pelo frio, aumento do gasto energético,  é observada em temperaturas abaixo de 23oC, o conforto térmico está entre 23 a 26oC. São mais evidentes na água fria.

A composição corporal também está relacionada à termorregulação. Indivíduos obesos possuem maior isolamento térmico, possuem maior espessura na camada de gordura, e por isso a perda de calor no corpo é dificultada, não havendo grande aumento na geração de energia.

O corpo humano possui dois tipos de tecido adiposo: o branco e o marrom. A principal função do tecido adiposo branco é armazenar gordura, como reserva energética. Entretanto, o tecido adiposo marrom tem como principal função a termorregulação (sem tremores) e a termogênse, que é a capacidade de queimar calorias para gerar calor, o que estimula o emagrecimento, estima-se que 50g de tecido adiposo marrom queime 300 calorias.

O tecido adiposo marrom é encontrado em recém-nascidos e em pequenas quantidades em adultos (5 a 10%), localizado na região do pescoço, abaixo da clavícula e ao longo da coluna vertebral. Observa-se que indivíduos magros, jovens, mulheres e aqueles que possuem taxas baixas de glicose no sangue apresentam maior quantidade de tecido adiposo marrom.

Então o frio emagrece? Na prática não observamos este benefício.

Estudos no Japão e na Holanda, expondo indivíduos a baixas temperaturas, 15oC e 17oC respectivamente, observaram aumento de tecido adiposo marrom e aumento do gasto energético. Entretanto, pesquisadores acreditam que todo aumento do gasto energético será compensado pela ingestão de alimentos.

Outra questão é a alta capacidade do ser humano em se adaptar por exemplo ao frio, depois de semanas expostos, já não sofreria o mesmo efeito.

Com a vida moderna e a tecnologia temos roupas, acessórios e equipamentos que controlam o frio, trazem conforto, reduzindo os efeitos o recrutamento do tecido adiposo marrom.

Além da compensação da ingestão alimentar pelo aumento do gasto energético, observa-se alteração no comportamento alimentar em temperaturas mais frias. Maior preferência por preparações quentes e cremosas, confort food. Redução no consumo de saladas, frutas in natura.

No Brasil também não possuímos estações tão bem definidas, com exceção da Região Sul, temos um inverno mais definido. Não temos baixas temperaturas por um período que pudessem trazer esse benefício na termogênese adaptativa.

Não existe a melhor estação do ano para emagrecer, exercício físico e alimentação em qualquer momento são base da estratégia no controle de peso. Entre Verão e Inverno precisamos manter a saúde, desempenho e estética.

Dicas da Nutri:

* Controle a qualidade alimentar:

-Para não reduzir o consumo de Hortaliças (A e B) que possuem menor quantidade de calorias e de carboidratos, grande quantidade de fibras / vitaminas / minerais, opte por preparar verduras e legumes levemente refogados (azeite ou óleo de coco), assados, grelhados ou no vapor.

– Reduzindo o consumo de verduras e legumes, aumentamos muito a quantidade de carboidratos “grandes” como Tubérculos – hortaliça C, arroz, cuscuz, quinoa. Menor variedade alimentar e maior ingestão energética

– Cuidado com preparações fritas, gratinadas e na forma de suflê. A adição de manteiga, queijos e creme de leite aumenta a densidade energética da preparação e possui grande quantidade de gordura saturada.

* Controle a quantidade dos alimentos.

– Metade do seu prato deve ser composto por hortaliças A e B (verduras e legumes), ¼ carboidratos maiores (arroz, feijão, batata…) e ¼ proteína.

– Pode fazer sopas como entrada utilizando as hortaliças A e B

– Coma devagar, mastigue bem os alimentos e deguste.

*Não pare a prática esportiva. Adapte.

 

BRAZ, J R C. Fisiologia da termorregulação normal Thermoregulation. Revista Neurociências V13 N3 (supl-versão eletrônica) – jul/set, 2005

 

www.bbc.com/portuguese/noticias/2014/02/140205_frio_gordura_pu. Tremer de frio ajuda perder peso


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Cris Perroni

Cris Perroni

Nutricionista Clínica especialista em Obesidade e Emagrecimento, Nutrição Esportiva e Performance Humana. Consultora na área de nutrição. Elaboração de Texto e Assessoria em Nutrição para o Site Eu Atleta. Nutricionista da Assessoria Esportiva de Corrida Equipe Filhos do Vento