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Muito procurados para as celebrações da Sexta-feira Santa, os peixes são os alimentos ricos emaminoácidos essenciais (aqueles que não são produzidos pelo nosso corpo). E a nutricionista Cristiane Perroni afirma que eles poderiam ser incluídos no programa alimentar ao menos duas vezes por semana. Porém, os peixes devem ser preparados assados, cozidos e ensopados. Evite fazê-los na forma frita ou empanada. Os frescos têm qualidade superior aos congelados, mas os enlatados como sardinha, atum ou salmão ainda são excelentes fontes de ômega 3 e proteínas.

Confira os maiores benefícios para a saúde:

– Regula os neurotransmissores cerebrais
– Tem ação antioxidante e anti-inflamatória
– Ajuda na diminuição da pressão arterial e também no controle da taxa de triglicerídeos
– Combate as doenças autoimunes, neurológicas e câncer (mama, próstata e intestino)
– Indispensáveis aos recém-nascidos por serem um terço da estrutura de lipídeos no cérebro

EuAtleta INFO Peixes para a Páscoa_A (Foto: Eu Atleta)

EuAtleta INFO Peixes para a Páscoa_B (Foto: e)

Proteína de alta qualidade
A nutricionista ressalta que os peixes são fontes de proteína de alta qualidade e também de fácil digestibilidade. É um nutriente fundamental para o corpo por desempenhar funções essenciais, como defesa e proteção celular, construção de novos tecidos e preservação da massa muscular.

– Ainda ajuda a prevenir a osteoporose, por ser excelente fonte de cálcio e vitamina D, previne e trata da anemia e auxilia na formação das hemácias, por ser rico em ferro e vitamina B12

Cuidados ao consumir peixe cru
Atenção quanto à procedência do pescado e as condições do estabelecimento em que o peixe está sendo comercializado. Grávidas não devem comer peixe cru, pois facilmente se deterioram e podem estar contaminados, podendo provocar uma intoxicação alimentar grave.

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Cris Perroni

Cris Perroni

Nutricionista Clínica especialista em Obesidade e Emagrecimento, Nutrição Esportiva e Performance Humana. Consultora na área de nutrição. Elaboração de Texto e Assessoria em Nutrição para o Site Eu Atleta. Nutricionista da Assessoria Esportiva de Corrida Equipe Filhos do Vento