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Em excesso o álcool é prejudicial à saúde e capaz de atrapalhar o desempenho de quem pratica atividades físicas. Mas, com moderação, algumas bebidas alcoólicas podem sim trazer benefícios para quem as consome, e o vinho tinto, presente na mesa de muitos brasileiros na Páscoa, aparece no topo dessa lista. O motivo é simples. De acordo com a nutricionista Cristiane Perroni, a ingestão moderada tem sido correlacionada com a melhora da sensibilidade à insulina, longevidade, efeito cardioprotetor com aumento do HDL, redução do colesterol total e LDL, estímulo à vasodilatação e enzimas antioxidantes e diminuição da agregação plaquetária.

O vinho é uma bebida alcoólica resultante da transformação biológica da uva, fermentação alcóolica parcial ou total da uva. A recomendação médica para consumo é de até 30g de álcool por dia para os homens (cerca de 330ml ou duas taças) e 15g para as mulheres (165ml ou uma taça). O valor energético de 165ml de vinho tinto é de cerca de 140 calorias.

Estudos indicam ainda que a ingestão moderada de até 30g de álcool por dia não tem correlação com aumento da gordura abdominal. Entretanto, o consumo maior do que 48g de álcool/dia de qualquer bebida alcóolica pode sim influenciar nesse aumento.

Confira algumas substâncias que compõe o vinho:

– Água: representa 80% de seu volume.

– Álcool: pode variar de 6% a mais de 20%, produzido a partir da fermentação dos açúcares da uva por leveduras.

– Glicerina ou glicerol: sua quantidade no vinho varia entre os 5 e 12g/l. Trata-se de álcool trivalente e grande responsável pela maciez do vinho, diminuindo a acidez e adstringência.

– Ácidos orgânicos: uns são provenientes da uva – como os ácidos tartárico, málico e cítrico – e outros resultantes da fermentação, como o succínico, o láctico e o acético.


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Cris Perroni

Cris Perroni

Pós graduada em Ciência da Performance Humana pela UFRJ, Eepecialista em Nutrição Clínica, Nutrição Esportiva e Emagrecimento Nutrição clínica. Trabalha com consultoria e assessoria na área de nutrição. Elaboração de Texto e assessoria em Nutrição para o Site Eu Atleta.