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O início do programa para perda de peso é cheio de novidades, motivações e disciplina. Entretanto, passado os primeiros meses, esta motivação vai diminuindo. Sentimos falta de hábitos antigos, dos alimentos que nos davam muito prazer, da forma que compensávamos alegrias e frustrações. Com isso, acabamos sendo mais permissivos com as “saidinhas da dieta”, o que atrapalha a velocidade da redução de peso, podendo aumentar ainda mais a desmotivação e levar ao abandono do tratamento.

Para conquistar o objetivo, é preciso modificar comportamentos antigos, não repetir padrões para não retornar ao peso inicial, e adquirir novos comportamentos e estilo de vida. Algumas atitudes simples podem facilitar esse processo. Para uma alimentação saudável e manutenção do peso é preciso variedade, equilíbrio, moderação, negociação, flexibilidade e continuidade. “Funcionamos” anos de uma forma que nos levou ao excesso de peso. Mudar o padrão é um desafio, mas é possível. É preciso priorizar, não perder o foco no seu objetivo, lembrar sempre “por que” você começou, atacar o que te incomoda e acreditar na sua mudança.

Estratégias para evitar sabotagens no tratamento para perda de peso:

  • Escolha metas possíveis. O quanto está disposto a “pagar” e a negociar?

O peso ideal a ser alcançado é aquele onde há hábitos saudáveis. Assim é possível melhorar sua composição corporal e seus exames laboratoriais, controlar a qualidade e quantidade da alimentação durante a semana e ter a liberdade de comer no final de semana. Metas muito exigentes e duras demandam um constante monitoramento e restrição, podendo levar a reganho de peso e ao efeito “sanfona”.

  • Controle o ambiente em que vive

Planeje a compra dos alimentos para abastecimento da casa, local de trabalho, gavetas, bolsa, mochila. Evite ter alimentos que te levem ao descontrole e reabasteça sempre seus estoques.

  • Organize a alimentação com saúde, saciedade e prazer

Para emagrecer e manter o peso perdido não importa só contar calorias, faça trocas inteligentes e diversifique sua alimentação, desta forma se sentirá menos restrito.

  • Não se entregue aos tropeços

Pode acontecer de não perder peso em uma consulta e até mesmo ganhar, mas o importante é a rápida retomada. Escapulidas da dieta acontecem, mas é importante diminuir a frequência de escapulidas. Evite o pensamento do “tudo ou nada”: “Já que eu comi demais e “enfiei o pé na jaca”, comi preparações muito calóricas, coloquei tudo a perder e não adianta retomar, perdi toda dieta!”. Comeu, excedeu ou errou, retome rapidamente. Escapuliu hoje, precisa fazer melhor amanhã. Dê continuidade ao tratamento.

  • Evite usar o alimento como recompensa

Se você teve um dia difícil ou muito bom, não ache que comer será a solução. Evite pensar que você merece comer algo fora do plano alimentar para compensar as emoções. Coma se realmente valer a pena. Tenha prazer.

  • Saiba identificar o problema

Se conheça. Entenda o que mais contribui para a sabotagem do seu programa alimentar: doces, fast food, frituras, bebida alcoólica, comer em grande quantidade, beliscar entre as refeições, comer demais a noite.

  • Prefira alimentação natural

Evite preparações e alimentos com alta densidade energética (preparações cheias de gordura, molhos, cremes e frituras…) e reduza o tamanho das porções.

  • Esteja pronto para negociar

Principalmente em eventos sociais e finais de semana onde, com frequência, acontecem as escapulidas e têm as maiores tentações.

  • Tire o foco da comida

Procure atividades que te deem prazer além da comida, pois ajudam a controlar os excessos, as escapulidas, o nível de ansiedade e o estresse.

  • Pratique exercício físico regularmente

Se exercitar promove saúde, reduz o nível de estresse e ansiedade, aumenta o gasto energético, estimula a liberação de hormônios que geram prazer e bem-estar, melhora a composição corporal.


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Cris Perroni

Cris Perroni

Especialista em Nutrição Clínica, Nutrição Esportiva, Performance Humana e Emagrecimento. Trabalha com consultoria e assessoria na área de nutrição. Elaboração de Texto e Assessoria em Nutrição para o Site Eu Atleta. Nutricionista da Assessoria Esportiva de Corrida Equipe Filhos do Vento