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O açaí caiu na graça dos cariocas há mais de uma década, em qualquer estação –  inverno ou verão, e da fruta da palmeira Juçara surgiu o “sorvete” ou sobremesa Juçai.

Mas, quais as similaridades e diferenças destes dois produtos?

São excelente fonte de energia, possuem função antioxidante no combate aos radicais livres, retarda o envelhecimento precoce, ação anti-inflamatória, efeito vasodilatador, estimula o sistema imunológico e proteção cardiovascular.

Composição Nutricional em 100g Frutos comparando Açaì e Juçara

Alimento Energia kcal/100g Proteína g/100g Carboidratos g/ 100g Lipídeos g/100g
Açaí 152,93 7,76 1,02 13,1
Juçara 155,74 6,72 1,21 13,8

Fonte tabela: Ceplac, Cepec, Sefis

Açaí:

Pertence à família Euterpe oleracea, nativo da região Amazônica, os grandes produtores estão nos estados do Pará, Acre, Amazonas, Amapá, Tocantins e Maranhão.

Através do Açaí são obtidos produtos como o palmito e os frutos. Os frutos do açaí são processados para a obtenção da polpa, que é utilizada como alimento e exportada para todo o mundo (Inglaterra, Japão, Estados Unidos, Holanda, Itália…).

Segundo o Ministério da agricultura e Pecuária a polpa de açaí processada é classificada de acordo com o teor de sólidos totais e a adição ou não de água. Segundo a legislação vigente, a polpa de açaí integral é a polpa extraída sem adição de água e deve apresentar de 40 a 60% de sólidos totais.

Açai tipo A (especial) acima 14% de matéria prima/ sólidos

Açai tipo B (médio) de 11- 14% matéria prima/ sólidos

Açai tipo C (popular) de 8 a 11% de matéria prima/ sólidos.

Na região norte é, tradicionalmente, consumido puro ou acompanhado à alimentação salgada com farinha de mandioca, tapioca, peixe frito ou camarão. Também utilizado na fabricação de sucos, sorvetes, doces, geleias, vinho de açaí. Na região Sudeste seu consumo é mais comum em preparações doces, na forma de sorvete, iogurtes ou sucos.

Composição: Excelente fonte energética; Fonte de carboidratos (glicose e frutose); Gorduras: composto 60% por ácidos graxos monoinsaturadas (ômega 9 – ácido oleico) e 13% poliinsaturados ômega 6; Proteínas. Fibras, Excelente fonte de potássio , Antocianina – flavonóides , Cálcio, Vitamina B1 e Vitamina E e Fitoesteróis (Beta sitosterol)

Juçai (produto)  – Palmeira Juçara

A palmeira juçara, Euterpe edulis Martius, pertence à família Arecaceae, encontrada na Mata Atlântica nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Da palmeira são obtidos o palmito e os frutos, matéria-prima para produção de polpa ou suco.

Composição: Possui alto teor lipídico, rico em ácidos graxos mono e poli-insaturados e compostos fenólicos, possui um elevado teor de antocianinas, 3 vezes superior ao açaí (Frutos frescos Juçara: 1.347 mg / 100 g – açaí  336 mg / 100 g )

Propriedades:

Estudos demonstram quantidade de micronutrientes semelhantes e até maiores do que o açaí como potássio, ferro, zinco e antocianinas.

Importância de cada nutriente presente no AçaI e Juçaì:

– Excelente fonte energética: dependendo da modalidade esportiva ajudaria a complementar as necessidades energéticas ao longo do dia

– Fonte de Vitamina E e Antocianinas : efeito antioxidante, combatendo os radicais livres, retardando o envelhecimento celular e estimulando o sistema imunológico.

-Gordura Monoinsaturada e Fitoesteróis: ação anti-inflamatória, efeito vasodilatador e proteção cardiovascular.

-Fibras: regularização intestinal, “alimenta” as células intestinais, proteção cardiovascular e do sistema imunológico

Fonte de cálcio: formação e manutenção óssea, coagulação sanguínea e participação na contração muscular

Fonte de Potássio: juntamente com o sódio atua no balanço hídrico, contração e relaxamento muscular, manutenção da frequência cardíaca e pressão arterial, transmissão dos impulsos nervosos.

Forma de Consumo do Açaí e Juçara

Existem inúmeras associações as polpas: xarope de guaraná, frutas, oleaginosas (castanhas) e cereais, tornando alimento de alta densidade energética.

Uma tigela de açaí de 500g com xarope de guaraná e fruta pode conter até 700 calorias. Acrescentando granola ou castanhas, pode chegar a 1000 calorias.

É preciso moderação na utilização por pessoas que estão em programas para controle de peso, dando preferência à polpa pura acrescida de frutas (Ex: banana, morango…)  ou de granola em pequena quantidade.

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Cris Perroni

Cris Perroni

Especialista em Nutrição Clínica, Nutrição Esportiva, Performance Humana e Emagrecimento. Trabalha com consultoria e assessoria na área de nutrição. Elaboração de Texto e Assessoria em Nutrição para o Site Eu Atleta. Nutricionista da Assessoria Esportiva de Corrida Equipe Filhos do Vento