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O “mercado” de Suplementos Alimentares cresce em todo Mundo, grande variedade de produtos e marcas. Mas será que tudo funciona?

Foi publicada a Declaração de consenso do COI sobre Suplementos Alimentares e o atleta de alto rendimento: o que são, para que servem, quem consome e o que realmente funciona segundo estudos e evidência científica.

O que são Suplementos Alimentares? Não existe apenas uma definição e é preciso estar adequado ao programa alimentar, história clínica, exames laboratoriais, composição corporal, modalidade esportiva, ciclo/ fase e objetivos do treinamento. A prescrição deve ser feita de forma individualizada, revista em diferentes fases de treinamento e desafios, orientada por Nutricionistas e Médicos.

Na Nutrição Esportiva é preciso cautela com o consumo de suplementos, nem tudo funciona, precisa ser usado com indicação, na dose e momento adequado.

“Tipos de Suplementos”:

– Alimentos funcionais, alimentos enriquecidos com nutrientes fora de sua composição nutricional típica (por exemplo: alimentos enriquecidos com minerais, vitaminas e proteínas)

– Alimentos esportivos: produtos que fornecem energia e nutrientes especificamente para suporte nutricional geral (Exempl: Shake – substitutos líquidos de refeições) ou para uso direcionado ao exercício (Exemplo: bebidas esportivas, géis de carboidratos, barras de proteínas)

– Nutrientes ou Substâncias isoladas (Exemplo: Creatina,Beta-alanina, cafeína…)

– Produtos multi-ingredientes contendo várias combinações dos produtos

 

Quem consome?

O consumo varia entre diferentes esportes e modalidades, aumenta com o nível de treinamento e desempenho, aumenta com a idade, é maior em homens do que em mulheres e é fortemente influenciado por normas culturais.

 

Por que são consumidos?

Existem várias motivações ou objetivos para o consumo: para corrigir ou prevenir deficiências nutricionais que possam prejudicar a saúde ou o desempenho; para fornecimento adequado de energia e nutrientes; alcançar um benefício específico e direto de desempenho em treino e competição; para melhor desempenho (treinar em maior intensidade ou maior volume); acelerar e melhorar a recuperação do treinamento; otimização da massa e composição corporal (ex: aumento de massa muscular e redução de gordura corporal); atuar no sistema imunológico prevenindo doenças (trato respiratório, sistema gastrointestinal…); reduzir riscos de lesões e doenças; para ganho financeiro com patrocínio; porque produtos são fornecidos gratuitamente; porque acreditam que outros atletas estão usando determinado suplemento.

 

Suplementos que melhoram diretamente o desempenho esportivo:

Cafeína, Creatina, Nitrato (presente nas folhas verdes – espinafre, rúcula, aipo – e na Beterraba), Beta-Alanina, Bicarbonato de Sódio

 

Suplementos para prevenir ou tratar carências Nutricionais:

Os mais utilizados são Vitamina D, Cálcio e Ferro.

 

Suplementos (alimentos esportivos) usados ​​para fornecer  energia e nutrientes (práticos, fáceis de carregar…):

Bebida Esportiva (ricas em carboidratos eletrólitos: gatorade, powerade), Barra de Proteína e barras energéticas, Gel/jujuba/Wafer de carboidratos, Substitutos líquidos de refeições (shake), Proteínas em pó (whey protein), Reposição Hidroeletrolítica (pó, pastilha ou cápsula de eletrólitos – Exemplo: sódio, cloro, potássio, magnésio), alimentos ricos em proteínas (leite, iogurtes, biscoitos…)

 

Suplementos que melhoram Indiretamente o desempenho esportivo: apoiando a saúde do atleta, a composição corporal e sua capacidade de treinar duro, recuperar-se rapidamente, adaptar-se da melhor forma, evitar ou se recuperar de lesões e tolerar dor. Prevenção imunológica.

Probióticos, Vitamina D, Vitamina C, Polifenóis (Ex: Quercetina), Carboidratos.

 

 

Literatura:

MAUGHAN, R J et al. IOC consensus statement: dietary supplements and the high-performance athlete. British Journal of Sport Medicine, 2018


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Cris Perroni

Cris Perroni

Nutricionista Clínica especialista em Obesidade e Emagrecimento, Nutrição Esportiva e Performance Humana. Consultora na área de nutrição. Elaboração de Texto e Assessoria em Nutrição para o Site Eu Atleta. Nutricionista da Assessoria Esportiva de Corrida Equipe Filhos do Vento