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A Teacrina é uma molécula alcalóide, com efeitos ergogênicos similares a cafeína. Encontrada principalmente na planta Camellia assamica var. kucha e de forma abundante no cupuaçu  e no café.

Benefícios: melhora do desempenho físico e cognição , aumento da concentração; melhora do humor e sensação de prazer;  potencializa a energia e reduz a sensação de fadiga durante a prática esportiva

Mecanismos de Ação:  ATIVA RECEPTORES dopaminérgico (dopamina) e INIBE RECEPTORES adenosinérgico (Adenosina).

DOPAMINA: Altos níveis de dopamina estão relacionados com aumento de energia, melhora do humor e sensações de prazer.

ADENOSINA: promovem sensação de relaxamento. Inibe a atividade dos receptores de ADENOSINA A1 e A2, levando a redução da sensação de fadiga e cansaço.

Pode ser utilizada por atletas

A dosagem usual : 50mg a 200mg, pode ser manipulada em cápsulas. Atua por um período de 4 a 6 horas

 

TEACRINA X CAFEÍNA:

Muito utilizada como substituto à cafeína. Não é um estimulante e não ativa receptores ADRENÉRGICOS (AUMENTO DA ADRENALINA), não altera a qualidade do sono, não gera ansiedade, irritabilidade ou taquicardia.

Indicada para atletas que relatam sensibilidade à cafeína ou que participam de provas que precisam de alto controle da ansiedade (por exemplo provas com risco de “queimar a largada”)

 


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Cris Perroni

Cris Perroni

Nutricionista Clínica especialista em Obesidade e Emagrecimento, Nutrição Esportiva e Performance Humana. Consultora na área de nutrição. Elaboração de Texto e Assessoria em Nutrição para o Site Eu Atleta. Nutricionista da Assessoria Esportiva de Corrida Equipe Filhos do Vento