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Vai encarar a Maratona de blocos

Prepare-se para muito sol, calor, gasto energético e diversão. Para curtir a folia e manter a saúde vale alguns cuidados com hidratação, organização das refeições e escolha de petiscos na rua, evitando riscos de desidratação, fadiga e contaminação alimentar.

  • Hidratação:

– Ingira de 40ml de água\ kg dia

Homens (80kg) = 3,2 litros    Mulheres (60kg) = 2,4 litros

– Além de água, faça reposição de eletrólitos perdidos pelo suor através do consumo de água de coco e bebida esportiva.

– Se beber, intercale bebida alcóolica com água, água de coco e sucos de frutas.

 

  • Alimentação

A Maratona de blocos começa muito cedo, portanto comece com um bom café da manhã

Faça no mínimo 3 refeições principais: café da manhã, almoço e jantar

Café da manhã:

Café para acordar

Iogurte ou bebida vegetal + Cereal (granola , aveia…)

Fruta

Pães (integral, árabe, milho, batata doce…)\ Tapioca\ Panquequinhas

Queijos, Tofu, Pasta grão de bico, ovo, pasta de amendoim

 

Leve lanchinhos intermediários:

Frutas                Barra de cereais\ nuts\ proteínas

Mix nuts             Frutas secas

 

Petiscos na rua

Espiga de milho              Pipoca                  Biscoito polvilho

Esfiha                           Pastel forno            Picolé de Fruta

 

Petiscos caseiros para assistir aos desfiles pela televisão:

Para acompanhar o desfile das escolas de samba em casa prepare petiscos mais saudáveis: torradinhas com guacamole, pão árabe com pasta de grão de bico, mix de nuts , mini sanduíches de ricota com ervas/rosbife/pasta atum/ pasta ovo\ queijo minas, aperitivo de mussarela de búfala com tomate, saladinha de quinoa ou couscous marroquino e legumes, carpaccio carne ou salmão, hambúrguer caseiro (carne, lentilha, soja), caponata de berinjela, empanadas, mini esfirras, quibe de forno, mini quiche

Atenção à procedência dos alimentos para não haver risco de contaminação:

– Evite alimentos fritos, cremosos e gordurosos.

– Atenção à higiene do local

– Não fique muito tempo sem se alimentar

– Hidrate-se

– Beba com moderação, são muitos dias e ressaca de bebida alcóolica ou ressaca alimentar podem comprometer seu Carnaval

 

Bebidas para turbinar seu carnaval:

* Energéticos

– Polpa de coco (1\ 4 de polpa) batida com água de coco (300ml) e gengibre ralado(1 colher de chá)

– Açai batido (1 polpa ou 200ml) com banana (1 unid) e guaraná em pó (1 colher chá)

 

*Digestivos

– Suco de mamão                                      – Abacaxi com hortelã

 


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Cris Perroni

Cris Perroni

ESpecialista em Nutrição Clínica, Nutrição Esportiva, Performance Humana e Emagrecimento. Trabalha com consultoria e assessoria na área de nutrição. Elaboração de Texto e Assessoria em Nutrição para o Site Eu Atleta. Nutricionista da Assessoria Esportiva de Corrida Equipe Filhos do Vento