Up

Comfort food está associado com aspectos emocionais e culturais, “comida de alma”, “comida que gera conforto”, alívio emocional. Está relacionado com nossa infância ou momentos especiais na vida. Nos remete a uma cena, local ou momento de prazer e bem-estar. Possui efeito físico, psicológico e emocional.

Quantas vezes você não vivenciou, experimentou ou observou aquela cena de uma pessoa provando determinado alimento, fechando os olhos e degustando cada mordida com grande prazer?

Bolo de laranja da sua mãe; Macarronada de domingo; Arroz com Feijão (muito desejado por quem mora fora do Brasil); Brigadeiro de panela; Sopa de Feijão com macarrão da sua avó; Chocolate quente em dias frios; Mate e Biscoito Globo na praia; sanduiche do Cervantes na madrugada… cada indivíduo tem seu “Comfort Food”.

Comida tem simbolismos, é muito mais do que nutrir, gerar energia e promover saúde. Tem correlação com cheiro, textura, sabores (doce, azedo, amargo, salgado) e até mesmo o barulho, o som que produz no processo de mastigação.

Nossas experiências alimentares na infância são determinantes na formação do hábito alimentar e de nossas escolhas e preferências na vida adulta. O Hábito Alimentar tem correlação com o que, onde, com quem, como e quando se come.

Portanto, é fundamental estimular o hábito de cozinhar, levar as crianças para a cozinha, resgatar as receitas de família, comer em família e com amigos, contar histórias através da comida.

Comer devagar, mastigando bem os alimentos, degustando e com atenção plena ao momento.

E você, qual comida remete a sua infância ou momentos especiais da sua vida¿

Qual o seu “Comfort food”? Lista aí…

 

Leitura:

GIMENES -MINASSE, M.H.S.G. Comfort food: sobre conceitos e principais características Comfort food. Contextos da Alimentação – Revista de Comportamento, Cultura e Sociedade, V. 4, n . 2 – Março de 2016, São Paulo: Centro Universitário Senac

 

ABOUT THE AUTHOR
Cris Perroni

Cris Perroni

Especialista em Nutrição Clínica, Nutrição Esportiva, Performance Humana e Emagrecimento. Trabalha com consultoria e assessoria na área de nutrição. Elaboração de Texto e Assessoria em Nutrição para o Site Eu Atleta. Nutricionista da Assessoria Esportiva de Corrida Equipe Filhos do Vento