Up

Xilitol é um adoçante de fonte natural encontrado em frutas, vegetais e cogumelos e possui o mesmo poder adoçante do açúcar com quase metade das calorias. Em meio à polêmica e a dúvida em estudos sobre o uso com segurança de adoçantes artificiais como a Sucralose e aspartame, o Xilitol aparece como um excelente substituto ao açúcar para diabéticos e em programa alimentar para controle de peso. Pode ser utilizado tanto na culinária como no dia a dia.

Benefícios:

Não provoca cáries e possui baixo índice glicêmico, sendo indicado para diabéticos, grávidas e crianças. O sabor produz um efeito refrescante na boca quando em contato com a saliva.

Ao contrário dos açúcares, não depende da insulina para ser metabolizado pelo organismo, sendo bem tolerada sua utilização por indivíduos diabéticos ou com resistência à insulina. É absorvido no Fígado e intestino. O fígado possui inúmeras enzimas capazes de metabolizá-lo e convertê-lo em energia. No intestino sua metabolização é mais lenta. Toda glicose proveniente da ingestão do xilitol é armazenada no Fígado na forma de glicogênio e liberada gradativamente na corrente sanguínea, não promovendo aumento significativo de glicose no sangue.

Possui grandes benefícios para a saúde bucal, prevenindo a incidência de cáries dentárias e estabilizando ou reduzindo a sua formação.

Utilização:

Usado para adoçar bebidas e também para preparar doces em geral, pois possuir estabilidade em alta temperatura. Uso em: gomas de mascar, balas, doces em compotas, chocolates, geléias, sobremesas e na produção de creme dental e em soluções para lavagem bucal.

Dose recomendada:

A proporção de uso do xilitol é a mesma do açúcar (1 para 1), mas não deve ultrapassar o consumo diário de 60g\ dia para não causar efeito laxativo.

ABOUT THE AUTHOR
Cris Perroni

Cris Perroni

Especialista em Nutrição Clínica, Nutrição Esportiva, Performance Humana e Emagrecimento. Trabalha com consultoria e assessoria na área de nutrição. Elaboração de Texto e Assessoria em Nutrição para o Site Eu Atleta. Nutricionista da Assessoria Esportiva de Corrida Equipe Filhos do Vento