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O Abacate foi considerado no passado um vilão das dietas para controle de peso, mas estudos recentes o apontam como um super alimento por ter propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, proteger de doenças cardiovasculares, melhorar a visão, além de ser boa fonte de energia. Além da sua forma natural, o abacate pode ser consumido como vitamina, preparações salgadas, saladas, doces, pastas e molhos.

Composição diferenciada de outras frutas
Normalmente, frutas têm na sua composição nutricional maior quantidade de carboidratos. Entretanto, o abacate possui maior quantidade de gorduras e maior densidade calórica. Ele é rico em gorduras monoinsaturadas, ômega 9, ácido oleico, fibras solúveis, compostos bioativos, vitaminas e minerais. Também é fonte de minerais, como fósforo, cálcio, magnésio, potássio, cobre, enxofre, ferro, manganês, zinco e sódio e de vitaminas – Riboflavina (B2), ácido fólico, ácido Pantotênico (B5), vitamina E, C e A.

Proteção cardiovascular
Constituído principalmente de gordura monoinsaturada (ácido oleico), estudos demonstram que ao substituir gorduras saturadas na alimentação o abacate exerce efeito de redução nos níveis de colesterol total, LDL (mau colesterol) e triglicerídeos, mas não altera os níveis de HDL (bom colesterol. A fruta é rica em fitoesterol, substância de origem vegetal com estrutura semelhante ao colesterol. Inibe a absorção intestinal do colesterol (é eliminado nas fezes junto ao fitoesterol) e age na redução da síntese de colesterol hepático, reduzindo os níveis de colesterol total e LDL.

EuAtleta Info Arte ABACATE É BOM PARA (Foto: Eu Atleta | Arte Info)

Função antioxidante
Os pigmentos carotenoides Luteína e Beta-criptoxantina, vitamina C e E, possuem potente ação antioxidante. Previnem o aparecimento de várias doenças através do combate aos radicais livres.

Regularização do funcionamento Intestinal
O abacate é excelente fonte de fibras solúveis. Para regularização do funcionamento e saúde intestinal e prevenção de doenças é importante a ingestão de 25 a 30g de fibras diariamente.
Proteção da visão e degeneração macular
A luteína é fundamental para a visão, proteção da degeneração macular e catarata. A vitamina A previne a cegueira noturna e melhora a acuidade visual.

Anti-inflamatório e protetor do sistema imunológico
Sua excelente composição nutricional como fonte de vitamina A, E e C, ácido fólico e zinco, promove maior resistência orgânica contra infecções.

Proteção na gravidez
O ácido fólico é importante no processo de divisão celular, fundamental para o fechamento do tubo neural que ocorre com 24 dias de gestação. Previne anencefalia, espinha bífida e encefalocele. Mulheres em idade fértil que querem engravidar e gestantes devem usá-lo na suplementação.


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Cris Perroni

Cris Perroni

Nutricionista Clínica especialista em Obesidade e Emagrecimento, Nutrição Esportiva e Performance Humana. Consultora na área de nutrição. Elaboração de Texto e Assessoria em Nutrição para o Site Eu Atleta. Nutricionista da Assessoria Esportiva de Corrida Equipe Filhos do Vento