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Esta semana começa o horário de verão em algumas cidades do Brasil. O dia mais longo, maior exposição ao sol e temperatura mais elevada requer atenção quanto à alimentação, fotoproteção e hidratação.

Alimentação mais leve e mais colorida:

Com a elevação da temperatura na Primavera e Verão opte por alimentos mais leves, de fácil digestão, ricos em água e com densidade energética mais baixa como frutas, verduras e legumes.

Associe proteínas magras como ovos, peixes, frango, lombinho suíno, filé mignon suíno, soja, filé mignon bovino, maminha, alcatra, patinho, lagarto. Evite o consumo de frituras e alimentos gordurosos, além de alto teor energético dificultam a digestão.

Atenção à ingestão de alimentos crus (comida japonesa, ceviche, carpaccio…), saladas com molhos, preparações cremosas e alimentos expostos à temperatura ambiente, maior risco de contaminação por microrganismos.

FOTOPROTEÇÃO:

Alimentos Coloridos – ação antioxidante e fotoproteção:

  1. Pigmentos Carotenóides

*Betacaroteno: pró vitamina A, quando ativado no nosso corpo age na acuidade visual, recuperação da pele, protege dos raios solares, neutraliza os radicais livres.

Fontes: mamão, damasco, manga, melão, cenoura, batata doce, abóbora, beterraba, folhosos verde-escuros como espinafre, alface, brócolis, couve

* Licopeno: acelera o processo de bronzeamento, protege a pele dos raios solares e do vermelhidão.

Fontes: tomate, melancia, goiaba, morango

  1. Vitamina C: reduz a formação de radicais livres, atua na produção de colágeno, estimula a proliferação celular, acelera o processo de cicatrização, aumenta a absorção de ferro não-heme (presente em folhosos e leguminosas)

Fontes: morango, melancia, laranja, acerola, tangerina, caju, limão, brócolis, repolho, espinafre

  1. Vitamina E: potente ação antioxidante e proteção contra degeneração celular,

Fontes: germe de trigo, oleaginosas (nozes e castanhas), óleos vegetais, semente de girassol, vegetais verde-escuros, manteiga, fígado, gema de ovo.

4, ÔMEGA 3: cavala, atum, sardinha, salmão, arenque, castanha do Brasil, nozes, farinha de linhaça, Semente de Chia


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Cris Perroni

Cris Perroni

Nutricionista Clínica especialista em Obesidade e Emagrecimento, Nutrição Esportiva e Performance Humana. Consultora na área de nutrição. Elaboração de Texto e Assessoria em Nutrição para o Site Eu Atleta. Nutricionista da Assessoria Esportiva de Corrida Equipe Filhos do Vento