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Nos mês de junho ocorrem homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. São realizadas as festas juninas em todas as regiões do Brasil, mas com maior expressão na região nordeste. As comemorações se estendem até o final do mês de julho.

Além das roupas, danças típicas e os jogos nas barraquinhas, a comida é a grande atração da festa. Existem várias comidas típicas, variando em cada região: canjica, arroz doce, bolo de milho, bolo de fubá, pé de moleque, paçoca, cuscuz, pamonha, amendoim, doce de abóbora, espiga de milho cozida, salsichão, queijo coalho, cachorro quente, pipoca, caldos (caldo verde, ervilha), pinhão, churrasquinho.

Manter a dieta nos dias de festa pode ser difícil. A dica é: comece escolhendo os salgados. Existem várias opções mais “magras” como o cachorro quente (só com molho de tomate, Ketchup e mostarda, não acrescente queijo ou maionese), churrasquinho, pipoca, milho verde (sem manteiga). O salsichão, amendoim e o queijo coalho possuem alto valor calórico e não promovem saciedade, evite!

Em relação às preparações doces, escolha uma de sua preferência e coma com moderação, pois todas possuem elevado teor calórico. Depois da festa junina retome o controle e o programa alimentar, foco nos objetivos a serem alcançados.

Podemos adaptar as receitas de doces juninosreduzindo o açúcar e a gordura das preparações. Utilize o leite desnatado em substituição ao integral, substitua o açúcar por adoçante culinário, não utilize leite condensado.

Veja exemplos de receita adaptadas para reduzir o valor calórico da canjica e do arroz doce:

RECEITA DE ARROZ DOCE LIGHT

Ingredientes:
– 1 xicara de arroz
– 2 xícaras de água (500ml)
– 1 litro de leite desnatado
– 1 colher sopa de adoçante culinário
– 4 colher sopa de leite em pó desnatado
– Canela em pó
– 4 cravos

Preparo:
Deixe o arroz de molho por 1 hora. Leve ao fogo o arroz com as 2 xicaras de água até o arroz secar. Acrescente o leite desnatado, os cravos e o adoçante até o arroz estiver cozido. Retire do fogo e acrescente o leite em pó. Polvilhe com canela.

Rendimento:
Divida em 10 porções de 110 calorias cada como sobremesa ou em 5 porções de 220 caloriascada como lanche.

Receita de Canjica Light

ngredientes:
– 1 xícara de milho para canjica
– 2 xícaras de água
– 1 canela em pau
– 3 cravos
– 2 xícaras de leite desnatado
– 1 colher sopa de amido de milho
– 1 colher sopa de adoçante culinário
– 100ml leite coco light
– Canela em pó

Preparo:
Deixe a canjica de molho por 12 horas. Cozinhe em panela de pressão com 2 xícaras de água, canela e cravo por 30 minutos. Após cozinhar acrescente o leite, o amido e o adoçante e deixe ferver para engrossar um pouco, mexa ocasionalmente para não grudar. Adicione o leite de coco light até levantar fervura. Retire do fogo e acrescente a canela.

Rendimento:
Divida em 10 porções de 100 calorias cada como sobremesa ou em 5 porções de 200 calorias cada como lanche.

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Cris Perroni

Cris Perroni

Nutricionista Clínica especialista em Obesidade e Emagrecimento, Nutrição Esportiva e Performance Humana. Consultora na área de nutrição. Elaboração de Texto e Assessoria em Nutrição para o Site Eu Atleta. Nutricionista da Assessoria Esportiva de Corrida Equipe Filhos do Vento