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Natal e Reveilon são festas onde a comida possui simbolismo e tradição, existem pratos que estão há anos na família e preparados especialmente nestas datas. Como recusar? Como explicar a sua mãe\ avó\ tia… que não irá comer por que não quer ter prejuízos?

A melhor saída é NEGOCIAÇÃO e MODERAÇÃO!

Algumas dicas para aproveitar a festa, confraternizar e minimizar os “danos”:

  1. Sem Negociação, comer o que dá prazer:

– Pode optar em comer tudo o que gosta, mesmo as “gordices” maravilhosas, mas pode reduzir as quantidades, reduzir o tamanho da porção. Degustar devagar, não precisa se “empanturrar”, sair da mesa sem respirar. Não exagere nas quantidades.

 

  1. Negociação e Trocas Inteligentes:

– Escolha entradinhas e petiscos que não sejam fritos e cremosos, possuem alta densidade energética.

– No momento da refeição comece sempre pela salada, de preferência sem maionese e creme de leite

– Existem preparações mais leves, assadas e sem molhos cremosos, menos calóricas como: Peru, Lombinho, Chester, Rosbife, Filé Mignon, Salmão, Bacalhau com batatas (sem creme e não regue com azeite), Lentilha, arroz com passas ou castanhas

– Preparações mais calóricas: Pernil, Bacalhau com creme, risoto, farofa, batata frita, batata palha, bolinho de bacalhau, Saladas cremosas, preparações que sejam fritas.

– Sobremesas elaboradas e frutas: escolha uma das sobremesas que mais gosta ou um pouquinho de cada e finalize com as frutas.

– Cuidado com Rabanadas e Panetones: estes possuem muita gordura no preparo e alta densidade energética. Caso não consiga resistir limite para 1 rabanada e pequena fatia de panetone. Coma apenas nas festas, é comum no dia seguinte virarem café da manhã e lanches, mantendo alta ingestão de gorduras e calorias.

  1. Mantenha-se ativo

Entre os dias de comemoração mantenha os treinos e em movimento, o gasto energético alto, já que vai comer mais do que o usual continue gastando.

  1. Beba com moderação:

Entre uma bebida e outra beba bastante água para hidratar e evitar a ressaca. Beba devagar, aproveite, deguste e divirta-se.

O valor calórico das bebidas comparando em doses são bem parecidos, exceto drinks que levem leite condensado, xaropes, creme de leite e açúcar, estes são muito calóricos:

Champanhe  175ml 126 kcal                           uísque 50ml  120kcal

Vinho tinto 175ml 140 kcal                             cerveja 350ml 150 kcal

Caipirinha com açúcar 200ml 370 kcal          Margarita 200ml  312 kcal

  1. Retomada do Controle e da Organização:

Mantenha o programa alimentar antes das confraternizações e retome após as festas, principalmente na semana entre o Natal e o Reveilon.

 

Um Natal repleto de alegrias e um Feliz 2017 para todos!


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Cris Perroni

Cris Perroni

Nutricionista Clínica especialista em Obesidade e Emagrecimento, Nutrição Esportiva e Performance Humana. Consultora na área de nutrição. Elaboração de Texto e Assessoria em Nutrição para o Site Eu Atleta. Nutricionista da Assessoria Esportiva de Corrida Equipe Filhos do Vento