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Conhece a ressaca alimentar? Dor de cabeça e náusea estão entre sintomas

Quando pensamos em ressaca sempre associamos ao uso de bebida alcoólica. Entretanto, quando comemos em grande quantidade, utilizamos condimentos muito fortes ou em excesso (pimentas) ou alimentos muito gordurosos, também “agredimos” órgãos importantes para digestão e absorção de nutrientes como fígado, pâncreas, vesícula biliar, estômago e intestino. Causando sintomas como náuseas, vômitos, má digestão, azia, dor de cabeça e diarreia.

A ressaca alimentar também é muito comum quando não estamos acostumados a excessos, por ter uma boa alimentação ou por estarmos em um programa de reeducação alimentar ou de perda de peso. É a velha conhecida “pisada na jaca”! E muitas vezes não conseguimos retomar o controle e continuamos excedendo.

O raciocínio é: “já que errei, coloquei tudo a perder…” NADA DISSO! Saiu da dieta, aproveitou, foi tudo de bom? Retome rapidamente o controle, não é uma saída que coloca tudo a perder, o importante é a continuidade.

Conhece a ressaca alimentar? Dor de cabeça e náusea estão entre sintomas

Dicas de como melhorar os sintomas da ressaca alimentar:
• Se errou, excedeu, extrapolou, retome a organização da alimentação;
• Beba água e água de coco para reidratar o corpo e acelerar a eliminação de toxinas;
• Utilize chás digestivos, como boldo, hortelã, erva doce e cidreira;
• Acrescente gengibre, excelente digestivo e anti-inflamatório, melhora os sintomas de náusea e vômitos;
• Utilize alimentos mais naturais como frutas, verduras e legumes. Alimentos de fácil digestão e em preparações cozidas e assadas. Neste momento, evite alimentos crus, a digestão é mais lenta e mais difícil;
• Se houver diarreia e vômito, retire produtos lácteos (iogurte, leite e queijos cremosos), folhosos e alimentos crus;
• Evite a ingestão de agressores gástricos, como alimentos gordurosos (manteiga, margarina, carne vermelha, frituras, gratinados, cremosos, queijos “gordos”), café, mate, condimentos (pimenta, curry, cominho, páprica, mostarda, ketchup), chocolate, enlatados e biscoitos recheados. Dê preferência a produtos mais naturais do que a industrializados.

Como prevenir?
• Realize pelo menos cinco a seis refeições diárias, para evitar chegar às grandes refeições com muita fome e exceder na quantidade e na escolha das preparações. Quando estamos com muita fome, normalmente escolhemos alimentos mais cremosos, gratinados, fritos e quentes, de fácil mastigação para não perder tempo e ter mais prazer.
• Evite rodízios, pois sempre comemos em excesso.
Coma devagar e mastigue bem os alimentos. Quanto maior o contato do alimento na boca, mais prazer e maior saciedade.
• Ter rotina, organização alimentar e fazer escolhas saudáveis no dia a dia é fundamental para manter a saúde, o peso adequado e a boa digestão. Escapulidas da dieta com “moderação” não colocam tudo a perder. O importante é retomar sempre a organização e o controle.


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Cris Perroni

Cris Perroni

Nutricionista Clínica especialista em Obesidade e Emagrecimento, Nutrição Esportiva e Performance Humana. Consultora na área de nutrição. Elaboração de Texto e Assessoria em Nutrição para o Site Eu Atleta. Nutricionista da Assessoria Esportiva de Corrida Equipe Filhos do Vento