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É cada vez mais comum a preocupação com a alimentação, ainda mais quando se trata de um praticante de atividade física. Veja a lista de cinco vilões das dietas, assim como quantos quilômetros são necessários correr ou pedalar para perder as calorias ingeridas. Pizza de quatro queijos, porção de hot philadelphia, cheeseburguer, aipim frito, milk shake de biscoito, acarajé, linguiça calabresa e bife à milanesa figuram entre os piores alimentos a serem consumidos por um atleta.

A manutenção de um peso “saudável” está cada vez mais distante e a alimentação do dia a dia está mais elaborada (com queijos, frituras, creme de leite e manteiga) e “gourmetizada”. Ou seja, estamos ingerindo na semana preparações antes utilizadas em situações especiais, em eventos e somente no final de semana. A densidade energética das preparações somada ao sedentarismo, consumo de bebida alcoólica e ao estresse diário vêm colaborando para o aumento do sobrepeso, obesidade e avanço das doenças crônicas (hipertensão, diabetes).

Normalmente, subestimamos o que comemos e superestimando o gasto energético na prática esportiva. Para saber exatamente quanto cada indivíduo gasta durante a prática de uma atividade física, é necessário fazer um exame de calorimetria, que mede o gasto energético estimado através do VO2 consumido e do Vco2 expelido. Cada pessoa tem um metabolismo diferente segundo a capacidade cardiovascular, quantidade de gordura corporal, percentual de massa magra e idade, entre outros fatores – destacou Cristiane.

Parâmetros usados pela nutricionista:


Gasto energético estimado levando em conta um homem 70kg.
Atividades – uma hora de ciclismo a 22 a 25kh/h ou 1h de corrida a 9,7km/h gasta 700 kcal/hora

Cheeseburguer e linguiça calabresa são vilões da dieta (Foto: Editoria de Arte/Eu Atleta)

Acarajé e aimpim frito também são prejudiciais para a dieta dos atletas (Foto: Editoria de Arte/Eu Atleta)

Milk shake de biscoito e pizza quatro queijos têm taxa alta de calorias (Foto: Editoria de Arte/Eu Atleta)

Hot philadelphia e bife à milanesa: escolhas ruins por quem quer emagrecer (Foto: Editoria de Arte/Eu Atleta)


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Cris Perroni

Cris Perroni

Nutricionista Clínica especialista em Obesidade e Emagrecimento, Nutrição Esportiva e Performance Humana. Consultora na área de nutrição. Elaboração de Texto e Assessoria em Nutrição para o Site Eu Atleta. Nutricionista da Assessoria Esportiva de Corrida Equipe Filhos do Vento