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Junho é o mês das tradicionais festas juninas, com as suas comidinhas, danças e roupas típicas. Como participar da festa sem exagerar na comilança e ter prejuízos à dieta?

Grande parte das comidas típicas é saudável, algumas preparações que utilizam queijos, creme de leite, leite condensado, manteiga, carnes gordas ou são fritos acrescentam muitas calorias à preparação com aumento a densidade energética. Se você não quer acarretar “prejuízos á dieta” dê preferência aos alimentos que promovam maior saciedade e possuam menor densidade calórica (exemplo: churrasquinho, milho, pipoca, cachorro quente).

As preparações que possuem alta densidade calórica são salsichão, caldo verde (com linguiça), queijo coalho, pamonha e grande parte dos doces (canjica, arroz doce, maçã do amor…). Em relação às preparações doces, escolha uma de sua preferência e coma com moderação e limite a porção.

Organize o dia do evento, faça as refeições regularmente, tente praticar exercício físico. Mantenha uma alimentação equilibrada no dia da festa. Dependendo do horário da festa troque as preparações salgadas pela refeição (almoço ou jantar). Os alimentos não são proibidos, devem ser negociados e fazer trocas inteligentes, escolha o que realmente te dê prazer e controle a quantidade, evite exageros e compulsões.

euatleta tabela coluna cris festa junina (Foto: Cristiane Perroni/Eu Atleta)Organize o dia do evento, faça as refeições regularmente, tente praticar exercício físico. Mantenha uma alimentação equilibrada. Dependendo do horário troque as preparações salgadas pela refeição (Foto: Cristiane Perroni/Eu Atleta)

Depois da festa retome o controle e o programa alimentar, não perca o foco nos objetivos a serem alcançados, não será uma “escapulida da dieta” que colocará tudo a perder.

Podemos adaptar as receitas de doces juninos reduzindo o açúcar e a gordura das preparações. Utilize o leite desnatado em substituição ao integral, substitua o açúcar por adoçante culinário, não utilize leite condensado ou creme de leite, evite frituras e não acrescente carnes gordas (paio, linguiça, queijos) as preparações.


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Cris Perroni

Cris Perroni

Nutricionista Clínica especialista em Obesidade e Emagrecimento, Nutrição Esportiva e Performance Humana. Consultora na área de nutrição. Elaboração de Texto e Assessoria em Nutrição para o Site Eu Atleta. Nutricionista da Assessoria Esportiva de Corrida Equipe Filhos do Vento